O DISCURSO XENÓFOBO E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL: DESDOBRAMENTOS ANALÍTICOS, OLHARES EDUCACIONAIS E INTERFACES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51694Keywords:
geopolítica, discurso, xenofobia, fake newsAbstract
Diante de uma reconfiguração patente de antigos paradigmas comunicacionais, marcadamente reajustados na clave das redes sociais, a política ganha novas facetas e novos contornos. No âmbito da geopolítica, tais dimensões colocam desafios analíticos, sobretudo, das fake news contemporâneas e de uma xenofobia que ganha força e gera danos colaterais à diplomacia nacional. A presente investigação, nesta medida, tem como objetivo discutir tal conjunção de fenômenos e refletir sobre o papel da educação em um cenário cada vez mais complexo, linguística e politicamente. Metodologicamente, optou-se pelo cotejo de peças das principais redes sociais nas quais uma interseção entre geopolítica e discurso gerassem frutos analíticos, de modo a exemplificar a tese de que, cada vez mais, a educação se coloca em um papel essencial para a formação de sujeitos cada vez mais humanos.
References
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRABANT, J. M. Crise da Geografia, Crise da Escola. In VESENTINI, José William. Para onde vai o ensino de geografia? 9 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2006.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The Way We Think. New York: Basic Books, 2002.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
_____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, 50ª edição.
SANTOS, C. Série: Assistente Social no combate ao preconceito. Caderno 5, Brasília (DF), 2016. CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade: mundo nas séries iniciais. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2008.
WANMING, Yang (WanmingYang). 18 mar. 2020, 21:55. Tweet. Disponível em:<https://twitter.com/WanmingYang/status/1240441812105519109>. Acesso em: 4 mai. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License