RESENHA: BERTAZZO, IVALDO. FASES DA VIDA: DA GESTAÇÃO À PUBERDADE. SÃO PAULO: EDIÇÕES SESC SÃO PAULO, 2018, 224P.IL.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.46072Palabras clave:
Psicomotricidade, Corporeidade, Educação, Método Ivaldo BertazzoResumen
A experiência do corpo é motriz de criações e significados, e é através do corpo que se aprende os sentidos das coisas. O livro Fases da Vida: da gestação à puberdade, de Ivaldo Bertazzo, trata-se de uma obra acessível e destinada a todos os profissionais e cuidadores, desejosos em conhecer as fases do desenvolvimento psicomotor humano. Esta atitude reflexiva e perceptiva nos faz assumir um lugar no processo educacional e convida a nos comprometermos corporalmente no caminho da aprendizagem: nós, educadores e educandos. Repensar (desta vez com o corpo todo) pedagogias a partir da redescoberta da importância do desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem, faz-nos assumir uma pedagogia “do e para o movimento”, imediatamente, também, para a autonomia, o autoconhecimento e a cidadania.
Citas
BERTAZZO, Ivaldo. Fases da vida: da gestação à puberdade / Ivaldo Bertazzo. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018.
HERGESEL, João Paulo. A websérie enquanto processo comunicancional no contexto da cultura da convergência e os alicerces midiáticos necessários para sua roteirização. REU, Sorocaba,SP, v.41, n. 1, p. 59-78, jun. 2015.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes;1996, p.662.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução de C. Moura. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____________________________________. O visível e o invisível. Tradução de A.Gianotti, & A. Mora. São Paulo: Perspectiva, 2005.
REEDUCAÇÃO do Gesto Cotidiano. SESC – São Paulo, 2015. Disponível em: <https://www.sescsp.org.br/online/artigo/compartilhar/9078_REEDUCACAO+DO+GESTO+COTIDIANO>. Acesso em: 03 de set. de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional