CORPO E DANÇA: ANGEL VIANNA E A MANUTENÇÃO DA SENSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45870Palabras clave:
Dança, Corpo, Sensibilidade, MetodologiaResumen
A pedagogia corporal criada e desenvolvida pela Mestra Angel Vianna é o centro desta reflexão sobre sensibilidade na formação do profissional do corpo seja docente, artista ou terapeuta. Sobre a cultura que nos cerca historicamente e sobre a questão da padronização dos corpos, colocamos em debate uma pedagogia corporal não excludente como é a proposta de Angel Vianna. Por entender o corpo humano como o elemento que evidencia nossa presença única no mundo, possuidor de expressão e linguagem individualizada, essa proposta pedagógica procura por meio de práticas educativas de sensibilização, uma forma de colaborar com a capacidade humana particular de se desenvolver e se comunicar, estabelecendo essa prerrogativa na construção de autonomia e expressão própria através do desenvolvimento da atenção ao corpo com criatividade e consciência. Angel Vianna em sua metodologia, estabelece naturalmente uma conduta de aceitação de todos, valorizando a diversidade humana, as diferenças e as limitações individuais garantindo os princípios básicos de ética e respeito mútuos sem espaço para julgamentos ou padronizações. A conscientização do movimento, a dança e a expressão do corpo como potência transgressora, ousada, artística e política, torna-se foco na formação docente da escola Angel Vianna.
Citas
CALAZANS, CASTILHO e GOMES – Dança e Educação em Movimento, São Paulo: Cortez, 2003;
LABAN, R. – Domínio do movimento – São Paulo: Sumus, 1978.
.................... – Dança Educativa Moderna – São Paulo,Ícone, 1990.
LE BRETON, D. – A Sociologia do Corpo – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
OSTROWER, F – Criatividade e Processos de Criação – Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012;
RAMOS, E. – Angel Vianna: a pedagoga do corpo – São Paulo: Summus, 2007;
VIANNA, K. e CARVALHO, M. A. – A Dança – São Paulo: Siciliano. 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional