CORPO E DANÇA: ANGEL VIANNA E A MANUTENÇÃO DA SENSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45870Keywords:
Dança, Corpo, Sensibilidade, MetodologiaAbstract
A pedagogia corporal criada e desenvolvida pela Mestra Angel Vianna é o centro desta reflexão sobre sensibilidade na formação do profissional do corpo seja docente, artista ou terapeuta. Sobre a cultura que nos cerca historicamente e sobre a questão da padronização dos corpos, colocamos em debate uma pedagogia corporal não excludente como é a proposta de Angel Vianna. Por entender o corpo humano como o elemento que evidencia nossa presença única no mundo, possuidor de expressão e linguagem individualizada, essa proposta pedagógica procura por meio de práticas educativas de sensibilização, uma forma de colaborar com a capacidade humana particular de se desenvolver e se comunicar, estabelecendo essa prerrogativa na construção de autonomia e expressão própria através do desenvolvimento da atenção ao corpo com criatividade e consciência. Angel Vianna em sua metodologia, estabelece naturalmente uma conduta de aceitação de todos, valorizando a diversidade humana, as diferenças e as limitações individuais garantindo os princípios básicos de ética e respeito mútuos sem espaço para julgamentos ou padronizações. A conscientização do movimento, a dança e a expressão do corpo como potência transgressora, ousada, artística e política, torna-se foco na formação docente da escola Angel Vianna.
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