NOVAS REALIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Andreia Ines Dillenburg Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Forgiarini Cecchin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.29802

Palabras clave:

Educação a distância. Inclusão. Administração Educacional.

Resumen

Com o presente artigo pretende-se apresentar ações, desafios e legislações que tem permeado os processos de inclusão no Curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Santa Maria. A instituição de ensino está localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil a partir implementação da Resolução 011\2007.Na atual conjuntura a EAD tem assumido novos desafios como a inclusão educacional de acadêmicos com deficiência nos cursos a distância. Atualmente o curso possui seis estudantes incluídos em um universo de 399 alunos. A equipe do curso - coordenação, professores e tutores - tem empenhado esforços para que o processo de inclusão dê conta, não só da permanência como também da qualidade dos processos de ensino desses sujeitos. Compreende-se que, uma vez garantido o acesso ao deficiente, é necessário pensar ações e debates que busquem a permanência e a efetiva aprendizagem desses alunos, assegurando a formação de um profissional apto ao mercado de trabalho. Este artigo procura tratar dos desafios encontrados pela coordenação do curso para a inclusão destes estudantes e das estratégias adotadas para dar conta desse processo.  O principal expediente utilizado foi a tentativa de despertar um olhar atento aos estudantes que acessam a universidade respeitando as suas demandas e peculiaridades, evitando considerá-lo como um número,  um dado estatístico.

Biografía del autor/a

Andreia Ines Dillenburg, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Metodologia do Ensino

Educação Especial

Andrea Forgiarini Cecchin, UFSM

Fundamentos da Educação

Educação a Distância

Citas

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Publicado

2018-03-16

Cómo citar

DILLENBURG, Andreia Ines; CECCHIN, Andrea Forgiarini. NOVAS REALIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 26–42, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.29802. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29802. Acesso em: 15 may. 2024.