FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Jaqueline Pereira Ventura Universidade Federal Fluminense
  • Dayana Gomes
  • Daniel Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25695

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Interdisciplinaridade. Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar e refletir sobre a experiência de formação docente para EJA no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, nas áreas de História e Geografia. O Subprojeto Interdisciplinar: Formação de Docentes para a Educação de Jovens e Adultos realizou-se no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em turmas de EJA de nível médio, nos anos 2014-2015. Tendo por referencial teórico a interdisciplinaridade referenciada no trabalho como princípio educativo e nas contribuições da pedagogia histórico-crítica, o relato discute as possibilidades de uma prática interdisciplinar na escola pública no desenvolvimento de ações que respeitem as características próprias do educando trabalhador.

Biografía del autor/a

Jaqueline Pereira Ventura, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação. Professora Adjunta da área de Educação de Jovens e Adultos, no Departamento Educação, Sociedade e Conhecimento, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Dayana Gomes

Estudante do curso de História da  Universidade Federal Fluminense, Bolsista de Iniciação à Docência PIBID/CAPES

Daniel Ferreira

Estudante do curso de Geografia da  Universidade Federal Fluminense, Bolsista de Iniciação à Docência

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Publicado

2017-01-31

Cómo citar

VENTURA, Jaqueline Pereira; GOMES, Dayana; FERREIRA, Daniel. FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 63–83, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.25695. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25695. Acesso em: 15 may. 2024.