TECENDO HISTÓRIAS: LITERATURA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.14329Palabras clave:
Literatura, Arte e Experiências.Resumen
DOI: 10.12957/riae.2016.14329
O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância e a influência da Literatura, entendida como Arte, na vida e na prática dos professores e das crianças na Educação Infantil. Pretendemos compartilhar algumas vivências do cotidiano da Educação Infantil, onde a Literatura foi o fio condutor capaz de ampliar o repertório cultural, artístico e lúdico tanto das crianças, quanto de nós educadoras, acreditamos que a literatura é a arte da palavra, da linguagem, do sentimento e da imaginação! Compartilhamos do pensamento de Corsino (2009), que defende o trabalho com artes deve ter um caráter de ampliação cultural, de forma que a ética e a estética sejam trabalhadas indissociavelmente. Percebemos em nossa prática cotidiana, que as diferentes formas de manifestações artísticas devem estar presentes no processo de formação de professores e na prática com as crianças na educação infantil, pois a educação estética afina a sensibilidade e facilita as interações positivas no ambiente escolar. Sendo assim, a presença da arte no processo de formação do indivíduo redimensiona a realidade e propõem novas possibilidades de olhar pra si e para o outro.
Citas
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, Coleção Pensamento e Ação no Magistério, 1991.
CORSINO, Patrícia. (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas São Paulo. Autores Associados, 2012.
_______. Biblioteca infantil: um espaço em construção. In: Anais... Ibero American Fórum on Literacies. Braga: july. p. 19-22. 2009.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Summus. São Paulo. 1979.
OSTETTO, Luciana; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão– 7ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
PARREIRAS, Ninfa. O brinquedo na literatura infantil: uma leitura psicanalítica. São Paulo: Biruta, 2008.
PIMENTEL, Maria L. Introdução a Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Caversan Livros, 1991.
SNYDERS, George. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1993.
SARAMAGO, José. A maior Flor do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional