TECENDO HISTÓRIAS: LITERATURA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.14329Keywords:
Literatura, Arte e Experiências.Abstract
DOI: 10.12957/riae.2016.14329
O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância e a influência da Literatura, entendida como Arte, na vida e na prática dos professores e das crianças na Educação Infantil. Pretendemos compartilhar algumas vivências do cotidiano da Educação Infantil, onde a Literatura foi o fio condutor capaz de ampliar o repertório cultural, artístico e lúdico tanto das crianças, quanto de nós educadoras, acreditamos que a literatura é a arte da palavra, da linguagem, do sentimento e da imaginação! Compartilhamos do pensamento de Corsino (2009), que defende o trabalho com artes deve ter um caráter de ampliação cultural, de forma que a ética e a estética sejam trabalhadas indissociavelmente. Percebemos em nossa prática cotidiana, que as diferentes formas de manifestações artísticas devem estar presentes no processo de formação de professores e na prática com as crianças na educação infantil, pois a educação estética afina a sensibilidade e facilita as interações positivas no ambiente escolar. Sendo assim, a presença da arte no processo de formação do indivíduo redimensiona a realidade e propõem novas possibilidades de olhar pra si e para o outro.
References
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, Coleção Pensamento e Ação no Magistério, 1991.
CORSINO, Patrícia. (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas São Paulo. Autores Associados, 2012.
_______. Biblioteca infantil: um espaço em construção. In: Anais... Ibero American Fórum on Literacies. Braga: july. p. 19-22. 2009.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Summus. São Paulo. 1979.
OSTETTO, Luciana; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão– 7ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
PARREIRAS, Ninfa. O brinquedo na literatura infantil: uma leitura psicanalítica. São Paulo: Biruta, 2008.
PIMENTEL, Maria L. Introdução a Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Caversan Livros, 1991.
SNYDERS, George. Alunos Felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1993.
SARAMAGO, José. A maior Flor do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License