Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação

Autores/as

  • Sonia Maria Vieira da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/PPGEdu

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.11719

Palabras clave:

Avaliação do ensinoaprendizagemensino, Exclusão, Perspectiva intercultural de educação

Resumen

Doi: 10.12957/riae.2015.11116

Este trabalho trata das reflexões sobre a experiência com a avaliação a partir do olhar de uma estudante. O medo e a insegurança ao realizar provas e exames revelam que as concepções sobre o modelo de verificar o aprendizado dos sujeitos aprendentes se fundam em uma ideia de classificação, de julgamento, de exclusão, de separar quem sabe e quem não sabe, o que se observa impacta de forma negativa no processo de ensinoaprendizagemensino. A partir dessa perspectiva, e no diálogo com Luckesi (2000), Barriga (2003), Esteban (2003), Sampaio (2010) e Skliar (2003), serão discutidas algumas concepções sobre a prática de avaliação da aprendizagem, apontando que a compreensão dos objetivos da avaliação e a vivência de uma prática de avaliação baseada nas narrativas discentes favoreceram a percepção das possibilidades de avanço e desenvolvimento das habilidades no campo da pesquisa. A partir dos achados teóricos de Candau (2012a e 2012b), percebe-se como a perspectiva intercultural crítica de educação pode contribuir para concebermos práticas educativas alternativas de avaliação.

Biografía del autor/a

Sonia Maria Vieira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/PPGEdu

Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especializada em Educação a Distância - SENAC, Especializada em Administração e Supervisão Escolar/Docência no Ensino Superior e graduação em Ciências Econômicas, pela Universidade Cândido Mendes, Professora voluntária no curso de educação de jovens e adultos (Paróquia Santa Mônica).

Publicado

2015-03-18

Cómo citar

DA SILVA, Sonia Maria Vieira. Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 176–187, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.11719. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/11719. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiências