Saúde na escola: que discursos circulam entre profissionais de saúde e educação?

Autores/as

  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Cezar Moura Luz Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.10340

Resumen

Doi: 10.12957/riae.2015.10340

Este estudo objetivou, à luz da noção de práticas discursivas numa perspectiva foucaultiana, conhecer que discursos são produzidos por profissionais de Saúde e Educação de Parnaíba-PI acerca das práticas de saúde na escola. O estudo se ancorou na noção de práticas discursivas numa perspectiva Foucaultiana. Apresentou natureza empírica qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com profissionais de saúde da cidade de Parnaíba-PI e três profissionais de uma escola pública da cidade. Os resultados apontam ser tênue a articulação entre o serviço de saúde e a escola. Sobre promoção da saúde, observa-se que as produções discursivas mostram uma coexistência de sentidos diferentes diante de sua concepção: ora, foca-se nos aspectos comportamentais do indivíduo e ora temos concepções voltadas ao empoderamento comunitário e familiar.

Biografía del autor/a

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia da UFC

Paulo Cezar Moura Luz, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo pela Universidade Federal do Piauí - Campus Parnaíba

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Publicado

2015-03-18

Cómo citar

BARROS, João Paulo Pereira; LUZ, Paulo Cezar Moura. Saúde na escola: que discursos circulam entre profissionais de saúde e educação?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 115–132, 2015. DOI: 10.12957/riae.2015.10340. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/10340. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático