EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL EM UM PRÉ-VESTIBULAR E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL E NA INSERÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES TRANS, NEGROS E PERIFÉRICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54914Palabras clave:
Educação formal - Educação não formal - Pré-vestibular - Aprendizagem – Educação.Resumen
O texto aborda um dos capítulos de uma pesquisa realizada com egressos trans de um pré-vestibular social que apresenta como foco a comunidade trans. O eixo que será compartilhado é uma reflexão teórica sobre como a educação formal e não formal se manifestam no cotidiano de um curso preparatório para o vestibular. Reflexões que contribuem para o entendimento sobre ambas e o foco na interpenetração das mesmas e não em suas categorizações. Tal combinação contribui para facilitar o percurso educacional dos estudantes de acordo com seu contexto, suas demandas e seus objetivos, visto que os educandos não são apenas alunos, mas sim participantes de uma vida social nos diferentes grupos e instituições. A amplitude da educação anuncia um ganho da dimensão de aprendizagem na vida de cada um.
Citas
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não formal. Institut Internacional des droits de l’enfant (IDE) Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème san ssolution? 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/5445484-A-questao-da-educacao-formal-naoformal.html. Acesso em: 19 abr. 2019.
GOHN, M. G. Educação Não Formal e o Educador Social: Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo, Cortez, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo, Cortez, 1988.
NASCIMENTO, A. O movimento dos Cursos Pré-Vestibulares para Negros e a Política de Cotas nas Instituições de Ensino Superior. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.2, nº. 1, 2012.
TRILLA, J. A educação não-formal. In V. A. Arante (Ed.), A educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. Summus Editorial: São Paulo, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional