(EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45306

Palabras clave:

Educação, Estética, Ressonância.

Resumen

Ao abordar as dimensões sensoriais e estéticas, este texto destaca experiências e narrativas nas quais é possível explicitar movimentos e relações entre corpo e humanidade. Conhecer histórias e procedimentos de uma negação não deve nos impedir de rememorar seus artifícios mais sutis ou duvidar de suas reelaborações, pelo contrário. Talvez, seja imprescindível suscitar as marcas e os procedimentos de uma negação, que se embaralham e ao se confundir, fazem perpetuar suas impregnações. E talvez seja ainda mais urgente trazer ao jogo algumas táticas e noções que não se rendem à lógica que tenta deter a dinâmica de um corpo em movimento, que se reinventa nas dimensões de seus silêncios, ressonâncias e vibrações, e não cede aos dispositivos de captura de sua humanidade.

Biografía del autor/a

Renata Fernandes Ramos, UFF

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Professora da educação básica nas redes municipais do Rio de Janeiro e Niterói.

Thomaz Guimarães Baldow, UFRJ

Professor da educação básica no ensino de educação musical. Mestrando em educação pela UFRJ, na linha curriculo, docência e linguagem. 

Citas

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Publicado

2019-12-19

Cómo citar

RAMOS, Renata Fernandes; BALDOW, Thomaz Guimarães. (EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 551–564, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45306. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45306. Acesso em: 18 may. 2024.