(EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45306Palabras clave:
Educação, Estética, Ressonância.Resumen
Ao abordar as dimensões sensoriais e estéticas, este texto destaca experiências e narrativas nas quais é possível explicitar movimentos e relações entre corpo e humanidade. Conhecer histórias e procedimentos de uma negação não deve nos impedir de rememorar seus artifícios mais sutis ou duvidar de suas reelaborações, pelo contrário. Talvez, seja imprescindível suscitar as marcas e os procedimentos de uma negação, que se embaralham e ao se confundir, fazem perpetuar suas impregnações. E talvez seja ainda mais urgente trazer ao jogo algumas táticas e noções que não se rendem à lógica que tenta deter a dinâmica de um corpo em movimento, que se reinventa nas dimensões de seus silêncios, ressonâncias e vibrações, e não cede aos dispositivos de captura de sua humanidade.
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CÂNDIDO, Antônio. “O direito à Literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2017.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LARROSA, Jorge. Ensaio e escrita acadêmica. Revista Educação e Realidade, 28 (2):101-115, jul/dez 2003.
_______________. Linguagem e Educação depois de Babel. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática – 8ª edição. – São Paulo: Cortez, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional