MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E CULTURAS DISCENTES COMO DESAFIOS À DEMOCRACIA ESCOLAR

Autores/as

  • Andréa Rosana Fetzner PPGEDU UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.25508

Palabras clave:

comunicação, conteúdo escolar, interculturalidade crítica.

Resumen

Este ensaio-relato apresenta parte de minha experiência, no início da carreira docente, como professora dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando trazer elementos que podem ajudar a compreender nossas dificuldades em relação à comunicação entre os docentes, os estudantes e os conteúdos escolares. Destacam-se as tentativas e os desafios da democratização escolar, em especial aspectos que envolvem a democratização do entendimento sobre conhecimento escolar. A questão é abordada, também, por meio das contribuições da interculturalidade crítica como atitude política de construção de uma sociedade com mais equidade e menor desigualdade, destacando-se suas contribuições para o entendimento e a organização das atividades escolares.

Biografía del autor/a

Andréa Rosana Fetzner, PPGEDU UNIRIO

PPGEDU UNIRIO

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Publicado

2016-09-11

Cómo citar

FETZNER, Andréa Rosana. MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E CULTURAS DISCENTES COMO DESAFIOS À DEMOCRACIA ESCOLAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 222–234, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.25508. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/25508. Acesso em: 19 may. 2024.