SOBRE TEMPORALIDADE E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO SUBPROJETO DE QUÍMICA - VOLTA REDONDA DO PIBID-UFF

Autores/as

  • Alceu Junior Paz da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Denise de Castro Bertagnolli Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.23628

Palabras clave:

Noções de tempo, Teoria Histórico-Cultural, Recursos Didáticos, Educação em Química.

Resumen

As distintas transformações que caracterizam a sociedade no capitalismo tardio têm sido refletidas em função da noção de tempo. Nesse contexto, a problematização da ideia de tempo nas práticas de planejamento de recursos didáticos em Química, no âmbito do Pibid, apareceram como objeto de investigação. Utilizando aproximações com a teoria Histórico- Cultural procuramos orientar a produção organização de materiais para o ensino de Química por meio da reflexão sobre suas implicações temporais. Como resultado criamos uma artefato mobilizador de ideias (esqueleto de peixe) para a construção de propostas pedagógicas temáticas em Química, voltadas ao Ensino Médio.

 

Biografía del autor/a

Alceu Junior Paz da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pela UFSM, Professor Assistente,  Coordenador de Área do Subprojeto de Química – Volta Redonda do Pibid-UFF.

Denise de Castro Bertagnolli, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Química pela UFSM/Jacobs University - Bremen, , Professora Adjunta, Coordenadora de Área do Subprojeto de Química – Volta Redonda do Pibid-UFF.

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Publicado

2017-01-31

Cómo citar

SILVA, Alceu Junior Paz da; BERTAGNOLLI, Denise de Castro. SOBRE TEMPORALIDADE E PLANEJAMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO SUBPROJETO DE QUÍMICA - VOLTA REDONDA DO PIBID-UFF. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 201–230, 2017. DOI: 10.12957/riae.2016.23628. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/23628. Acesso em: 20 may. 2024.