MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA

Authors

  • Christiane dos Reis Messias FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547

Abstract

O presente artigo registra e descreve uma pesquisa documental realizada a partir da observação de dados relativos a Pessoas com Deficiência (PCD) em documentos históricos da década de 1950, referentes aos estudantes da então "Escola Dramática Martins Pena", hoje "Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena" (FAETEC), pertencentes ao "Centro de Memória Luiza Barreto Leite". A pesquisa foca, especificamente, em atestados médicos solicitados para ingresso na instituição e provas das disciplinas "Arte de Representar" e "Caracterização". O objetivo é responder a uma problemática surgida durante a higienização dos documentos históricos mencionados: verificar se esses escritos indicavam que uma pessoa com deficiência, nesse recorte temporal específico, não estava apta a frequentar a escola. Para elucidar essa questão, foram coletadas informações e composta uma base de dados a partir dessas fontes. A análise desses dados foi realizada tanto quantitativa quanto qualitativamente, dialogando principalmente com os estudos de Stuart Hall e Romeu Kazumi Sassaki.

Published

2025-05-30

How to Cite

DOS REIS MESSIAS, Christiane. MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 258–280, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.87547. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/87547. Acesso em: 8 jun. 2025.