MEMÓRIA E INCLUSÃO NA CENTENÁRIA ESCOLA DE TEATRO MARTINS PENA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87547Abstract
O presente artigo registra e descreve uma pesquisa documental realizada a partir da observação de dados relativos a Pessoas com Deficiência (PCD) em documentos históricos da década de 1950, referentes aos estudantes da então "Escola Dramática Martins Pena", hoje "Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena" (FAETEC), pertencentes ao "Centro de Memória Luiza Barreto Leite". A pesquisa foca, especificamente, em atestados médicos solicitados para ingresso na instituição e provas das disciplinas "Arte de Representar" e "Caracterização". O objetivo é responder a uma problemática surgida durante a higienização dos documentos históricos mencionados: verificar se esses escritos indicavam que uma pessoa com deficiência, nesse recorte temporal específico, não estava apta a frequentar a escola. Para elucidar essa questão, foram coletadas informações e composta uma base de dados a partir dessas fontes. A análise desses dados foi realizada tanto quantitativa quanto qualitativamente, dialogando principalmente com os estudos de Stuart Hall e Romeu Kazumi Sassaki.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Christiane dos Reis Messias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License