Pensando sobre acessibilidade e teatro a partir de uma experiência com pessoas neurodiversas
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87545Keywords:
Teatro, Acessibilidade, Neurodiversidade, AutismoAbstract
Este texto refletirá sobre a interface teatro e acessibilidade tendo como referência uma experiência de criação e circulação teatral com um grupo de pessoas neurodiversas, em sua maioria no espectro autista, em 2017 e 2018, no Rio de Janeiro. Com o apoio de estudos teóricos se introduzirá algumas reflexões sobre esta interface para, em seguida, localizar o relato proposto dentro deste campo em formação. Na sequência se apresentará o grupo de teatro que inspira esta escrita, contextualizando o seu contorno institucional, o perfil de seus integrantes e, por meio de referências científicas, noções sobre autismo e neurodiversidade. Por fim, se situará o processo de montagem da peça Coé meu irmão, bulliyng aqui não!, comentando aspectos da sua circulação e algumas estratégias adotadas com o objetivo de tornar todo o processo mais acessível ao grupo de atores e atrizes neurodiversos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Denize Sepulveda; Fabricio Goulart Moser

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License