ATIVIDADE PRINCIPAL E IMPLICAÇÕES RELATIVAS À CRIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76647Keywords:
Atividade principal, jogo de papeis, atividade de estudo, comunicação pessoal, atividade profissional de estudo.Abstract
O presente trabalho objetiva refletir sobre implicações da criatividade na atividade principal de cada estágio do desenvolvimento humano. Para isso, metodologicamente foram realizadas leituras na íntegra de textos de pesquisadores/as que se inserem na temática do ensino desenvolvimental envolvidos em sua proposição, como os russos Davidov (1999) e Leontiev (2004) e o ucraniano Repkin (2014), além de pesquisadores/as da atualidade, como as brasileiras Facci (2004) e Miller (2019). A partir disso, sucederam reflexões iniciais acerca da compreensão de atividade, de atividade principal e da atividade principal correspondente a cada estágio. Por fim, refletimos acerca da presença da criatividade nas atividades principais. Apesar de a intenção ser despertar reflexões e não a comprovação percebe-se que a criatividade está presente nas atividades principais, sendo a presença, em um determinado estágio, de fundamental importância para a continuidade do desenvolvimento do ser humano no estágio subsequente.References
DAVIDOV, Vasili Vasilovich. O que é a atividade de estudo. Tradução de Ermelinda Prestes. Revista Escola Inicial, Cascavel, n. 7, p. 1-6, 1999.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O desenvolvimento do psiquismo na criança. In: O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. p. 303-334.
MILLER, Stela. Atividade de estudo: especificidades e possibilidades educativas. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia-MG: EDUFU, 2019. p. 71-94.
REPKIN, Vladimir Vladimirovitch. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan.-jun. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rejane Gomes Tavares, Sandra Valéria Limonta, Marilza Vanessa Rosa Suanno

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License