DIDÁTICA, RESSIGNIFICADO DA AULA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.76621Keywords:
didática, desenvolvimento educacional, aprendizagem, aula, formação de professores.Abstract
A Didática apresenta possibilidades metodológicas e estratégias de ação docente para orientar o fazer pedagógico e, nesse sentido, é tema essencial nos processos de formação de professores. Na prática, o que se observa é que a Didática tem sido depreciada, desvinculada das tendências pedagógicas, retrocedendo em muitas conquistas. O objetivo desse artigo é refletir sobre uma nova perspectiva de Didática focada no desenvolvimento educacional e profissional das pessoas através de um processo de aprendizagem que acontece na Aula, redefinida como tempo e espaço de aprender. Trata-se de um ensaio teórico baseado em alguns autores entre eles, Mizukami, Pozo, Sacristán e Gomez, Bain e Autor 1, assim como nas vivências pedagógicas do autor. Ao final se relaciona essa perspectiva de Didática com a formação de professores ressaltando a necessidade de mudança de atitudes de professor e alunos para um processo de aprendizagem.
References
BACICH, Lilian, et alii, Ensino Hibrido – Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso Ed, 2015
BAIN, Ken. Lo que hacen los mejores profesores universitarios. Valencia: Universitat de Valencia, 2007.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3 eds. Porto Alegre: Penso, 2016
COMENIUS, João Amós. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 4ª ed. 2011
GAETA, C. & MASETTO, M. O professor iniciante no ensino superior – Aprender, Atuar e Inovar. São Paulo: Ed. Senac, 2013
MASETTO, M. O professor na hora da verdade. São Paulo: Ed. Avercamp, 2010.
MASETTO, Marcos. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Ed. 2012.
MASETTO, M. Trilhas abertas na universidade: Inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. São Paulo: Ed. Summus, 2018.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU,1986. Não sei1111
NOGUEIRA, Daniel Ramos et alii. Revolucionando a Sala de Aula 2. São Paulo: Atlas, 2020
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SACRISTÁN, G. GOMES, P.A.I. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1996
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Marcos Tarciso Masetto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License