AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E O ESTATUTO DO PROFESSOR NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76158Keywords:
Trabalho Docente, Alienação, TDIC’sAbstract
O texto tem o intuito de analisar a contradição entre o esvaziamento do conteúdo do trabalho das professoras e professores, concomitante à intensificação tarefas na escola, sob a mediação das ferramentas tecnológicas, tendo como tese que isso pode contribuir para a reificação do professor no processo pedagógico, destituindo-lhe da autonomia e do protagonismo do ensino, no contexto da supervalorização das TDICs como uma inovação pedagógica. O objetivo foi apontar elementos que colaboraram o esvaziamento do trabalho docente a partir das indagações: a introdução das ferramentas tecnológicas induzira a simplificação das tarefas docentes e, em caso positivo, isso destituiria o professor do protagonismo do ensino? Trata-se de pesquisa bibliográfica, sob o referencial do materialismo histórico e dialético. Verificou-se que as tecnologias incorporadas à educação, sob o discurso da democratização do acesso ao conhecimento como direito universal, amparado na ideologia da globalização, propiciou maior controle sobre os sistemas escolares e o trabalho docente. No âmbito internacional e nacional tem se imposto aos professores o papel de agentes reprodutores de conteúdos mínimos, prescritos por currículos moldados para responderem à necessidade do capital mundial, em que esses profissionais são destituídos da centralidade do ato educativo, reduzidos a coadjuvantes na aprendizagem dos alunos.
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