CONVERSAS COMPLICADAS NO ENSINO DE QUÍMICA: MANIFESTO POR UM CURRÍCULO [MARIELLE] “FRANCO”
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73679Keywords:
ensino de química, antirracismo, currículo franco, Marielle Franco.Abstract
Neste ensaio objetivamos conversar, complicadamente, sobre possíveis deslocamentos teórico-conceituais necessários à transgressão das universidadescolas, na defesa de uma química antirracista, dada as repercussões, os assassinatos, o genocídio da população brasileira, sobretudo, preta e indígena. Assim, nos propomos a (re)pensar a educação a partir de um currículo franco – fazendo alusão à Marielle Franco –, o que requer que a instância democrática esteja forte. Considerando isso, lançamos o manifesto por um currículo franco, que tem gente, que tem voz, que tem a ousadia da existência. Apoiados nos escritos pós-coloniais e partindo para o sul global, reafirmamos a importância de enegrecermos os currículos, as universidadescolas e a química, para adiarmos os fins que estão postos em prática. Concluímos nos posicionando em defesa da democracia, de uma política curricular plural e franca, de uma química multicultural, reafirmando os perigos de uma história única. Por isso há necessidade de um currículo franco, com a cara do Brasil, que respeite e valorize os conhecimentos dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, para (re)inventarmos a Química e o seu ensino.
References
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial: São Paulo, 2019.
ALVES MENDES, Carla Cristina; COSTA DA SILVA, Gustavo Henrique; DOS REIS, Mariana Gabriele; QUINTINO AMAURO, Nicea. How does structural racism impedes the implementation of erer in chemistry education? SciELO Preprints, 2022.
ASSOCIAÇÃO WANASSEDUUME YE’KWANA. HUTUKARA ASSOCIAÇÃO YANOMAMI. YANOMAMI SOB ATAQUE: garimpo ilegal na terra indígena Yanomami e propostas para combatê-lo. Relatório. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/yal00067.pdf. Acessado em: 07 fev. 2023.
BARBOSA DOS SANTOS, Thiago; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; BORTOLAI, Michele. “É preciso estarmos atentos e fortes”: conhecendo gênero e performatizando sexualidade nos estudos dos encontros nacionais no ensino de química. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 147–168, 2022.
BASTOS, Morgana Abranches; BENITE, Ana Maria Canavarro. Cultura africana e ensino de química: estudo sobre a formação docente. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 9, n. 21, p. 64-80, 2017.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BORGES, Elbert Reis; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação Química e Direitos Humanos: o átomo e o genocídio do povo negro, ambos invisíveis? Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [s.l.], v. 9, n. 22, p. 191-205, jun. 2017.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 19 fev. 2023.
BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E.; BURDGE, Julia R. Química: a ciência central. Trad. Eloiza Lopes, Tiago Jonas, Sonia Midori Yamamoto. Rev. Téc. Antonio Gerson Bernardo da Cruz. 13. ed., Editora Pearson, 2016.
DE FIGUEIREDO, André Videira. Subalternidade e Políticas da Diferença no Brasil: o caso das comunidades remanescentes de quilombo. Hendu – Revista Latino-Americana de Direitos Humanos, [s.l.], v. 6, n. 2, abr. 2017.
DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. É preciso mais Paulo Freire: Narrativas Autobiográficas e uma conversa de um jovem professor gay com o patrono da educação, ambos antifascistas. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 1-24, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i5.9486. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9486. Acesso em: 31 jul. 2023.
DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic. Às professoras e professores de química em período de estágio: adiem o fim do mundo do fim.... Cadernos de Estágio, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/29814. Acessado em: 28 jul. 2023.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa e J. A. Guilhon Albuquerque. 22. ed., Rio de Janeiro: Graal, 2012.
FREITAS FILHO, Luciano Carlos Mendes; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Universidadescola e as disputas no contexto da pandemia: movimentos desviantes e currículos de copresença. Momento - Diálogos Em Educação, v. 30, n. 2, p. 50-74, 2021.
GALLO, Sílvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, [s. l.], v. 31, n. 63, p. 1497–1523, 2018.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras. 2019.
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, 2005.
MACEDO, Elizabeth. Por uma política da diferença. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, 2006.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, n. 32, 2016.
MENDONÇA FILHO, Kleber; DORNELLES, Juliano. BACURAU. Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Recife: SBS Productions; CinemaScópio; Globo Filmes, 2019.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de.; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Conservative Tsunami and Resistance: CONAPE in defense of public education. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84868, 2019.
OLUAANDRADE. Nem todo branco (mas todo branco). Escurecendofatos. 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/quebrandootabu/photos/a.177940715595657/4590619430994408/?type=3. Acessado em: 08 fev. 2023.
PINAR, William. O que é a Teoria do Currículo? Trad. Ana Paula Barros e Sandra Pinto. Porto: Porto Editora, 2007.
PINHEIRO, Bárbara. Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19. Revista Sergipana De Educação Ambiental, v. 9, n. 2, 2022.
PRATES, Vinícius. Bruno e Dom: indigenista teria revidado após o primeiro tiro, aponta PF. Estado de Minas, 2022. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2022/06/22/interna_nacional,1375095/bruno-e-dom-indigenista-teria-revidado-apos-o-primeiro-tiro-aponta-pf.shtml. Acessado em: 07 fev. 2023.
RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não?. Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
ROSA, Katemari; ALVES-BRITO, Alan; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3.
SILVA, Josiele Oliveira da; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. A mídia como elemento do Dispositivo de Necrodocência e seus efeitos na profissão docente. In: 5 SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2019, Canoas - RS. Anais Eletrônicos 8SBECE/5SIECE, 2019.
SILVA; Wanderson Diogo Andrade da; COSTA, Elisângela André da Silva; PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação para relações étnico-raciais na constituição curricular da Licenciatura em Química no Ceará: que cor tem a formação de professores(as)? Cocar, v. 15, n. 33, 2021.
STANLEY, Jason. How fascism works: the politics of us and them. Random House Trade Paperbacks, 2020.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; COUBE, A. L. S. UNIVERSIDADESCOLAS: deslocando linhas abissais. In: Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). (De)Colonialidades na relação Escola-Universidade para a formação de professoras(es) de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 2020, v. 01, p. 55-74.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; MERLADET, Fábio André Diniz; D’AVIGNON, Maria Giulia Scheeffer. O FIM DO MUNDO DO FIM. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 994–1008, 2023.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; SANTOS, Wilza Lima dos. Um abaporu, a feiúra e o currículo: pesquisando os cotidianos nas conversas complicadas em uma escola pública do Rio de Janeiro. Momento – Diálogos em Educação, v. 25, 2016.
WIKIFAVELAS. Marielle Franco (PSOL/RJ) - Maré – RJ. Dicionário de Favelas Marielle Franco. s/d. Disponível em: https://wikifavelas.com.br/index.php/Marielle_Franco_%28PSOL/RJ%29_-_Maré_-_RJ. Acessado em: 07 fev. 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Franklin Kaic Dutra-Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License