O ESPAÇO CURRICULAR DAS DISCUSSÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E PLANOS DE DISCIPLINA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73653Keywords:
Currículo, Educação Física, Étnico-racial, Formação docente, Lei 10.639/03.Abstract
Percebe-se, no Brasil, uma crescente discussão étnico-racial que tem promovido mudanças legislativas, estruturais e curriculares na formação de professores e na Educação Básica. Todavia, na área da Educação Física, essa discussão tem sido secundarizada e reduzida a pontualidades transversais. Esse contexto instigou a reflexão sobre onde se localizam os espaços de discussões étnico-raciais no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Por isso, o objetivo deste estudo é compreender o espaço destinado às discussões das relações étnico-raciais no planejamento curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI, adotando como marco temporal/documental os dois últimos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), 4 (2012) e 5 (2018), e seus respectivos planos de disciplina. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Ao analisar os projetos e planos, encontrou-se referências e citações abrindo espaço para discussões sobre a temática, no entanto, verificou-se que esse espaço é reduzido e discreto, caracterizando uma ausência significativa. Deste modo, conclui-se que existe um pequeno espaço explorado pelas questões étnico-raciais dentro do planejamento curricular para a formação docente em Educação Física da UFPI, sendo necessária, por isso, uma mudança de paradigma curricular, sobretudo em atenção aos dispositivos legais que já preveem a obrigatoriedade dessas discussões na Educação Básica, como a Lei n. 10.639/03. Assim, as reflexões desse estudo direcionam o pensar para a mudança curricular na formação docente em Educação Física que privilegie a valorização da diversidade cultural e o debate sobre as relações que a Educação Física mantém com as discussões étnico-raciais no Brasil.
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