A LEI 10.639/03 E A OFICINA DE FOTOGRAFIA: NOTAS SOBRE UM EXPERIMENTO IMAGÉTICO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73648Keywords:
lei 10639/03, relações étnico raciais, fotografia., Ensino fundamentalAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma oficina de fotografia, um experimento imagético de caráter pedagógico para a implementação da lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica brasileira. Esse experimento foi desenvolvido em um Núcleo de Arte da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Adotamos como procedimento metodológico as rodas de conversa com debates sobre a fotografia memória do negro
brasileiro e a realização de exercícios práticos com o uso de máquinas fotográficas, incluindo câmeras de celulares. Tomamos como referências sobre fotografia e educação os seguintes teóricos: Roland Barthes, Walter Benjamin, Susan Sontag, André Rouillé, Lilia Schwarcz, Flávio Santos Gomes e Maria Alice Resende Gonçalves e Vinicius Pereira. Concluímos que a oficina despertou grande interesse entre os alunos pelo fato de a fotografia fazer parte da vida cotidiana, seja em brincadeiras ou para registrar momentos
vividos que os emocionam. Nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a produção imagética de fotógrafos negros ou não negros que contam a história e a cultura do negro brasileiro, além de terem a possibilidade de questionar e refletir sobre suas próprias experiências na produção de imagens e sobre as relações raciais estabelecidas na unidade escolar e na sociedade.
References
ARAÚJO, Joel Zito. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 3, set./dez. 2008. Disponível em: https://goo.gl/PpyVVv. Acesso em: 2 fev. 2018.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas, 1).
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003.
CHIMAMANDA Adichie: O perigo da história única. [S.L.], 2012. digital (18 min.), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc. Acesso em: 27 jul. 2023.
CISSÉ, Youssouf Tata. O fotografo, “feiticeiro comedor de homem”. In: KEITA, Seydou. PHOTO POCHE. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo E. de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/QFdpZntn6nBHWPXbmd4YNQf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2023.
GONÇALVES, Maria Alice Resende; PEREIRA, Vinícius Oliveira. Contexto histórico das políticas racializadas e a emergência de novas etnicidades. E a emergência de novos discursos “racializados” no sistema de ensino: as possibilidades e desafios da lei 10.639/03. Revista Teias, v. 14, n. 34, p. 33-48, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2tMN464. Acesso em: 27 jul. 2023.
PORTAL RioEduca. Disponível em: https://goo.gl/Rt4Nj1 2018. Acesso:18 jul. 2018.
ROTH, Lorna. Questáo de pele: os cartões Shirleu e os padrões raciais que regem a indústria visual. Revista ZUM, Instituto Moreira Salles, v. 10, 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre o documento e a arte contemporânea. Tradução Constância Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SCHWARCZ, Lilia M. Sobre as imagens: entre a convenção e a ordem. In: SCHWARCZ, Lilia M.; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
THEODORO, M. A sociedade desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cristiano Cardoso da Silva, Maria Alice Rezende Gonçalves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License