POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73519Keywords:
Ensino de artes, Arte Afro-brasileira, Educação Antirracista, Arte-educação.Abstract
O artigo tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades de processos de ensino-aprendizagem com conteúdo e práticas de Cultura e arte afro-brasileiras nas aulas de artes visuais. A partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, regulamentando a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígenas, africanas e afro-brasileira. A pesquisa realizada se caracteriza como bibliográfica cujo levantamento de conceitos, teorias e práticas permitiram a elaboração de uma proposta pedagógica com base em três obras da artista paulistana Rosana Paulino. Em seus trabalhos a artista aborda o histórico das relações étnico raciais no Brasil como forma de reconhecer o processo de silenciamento e exclusão da população negra no Brasil. A proposta une os fazeres artísticos da artista com a proposição de uma educação para o respeito à diversidade étnica e cultural brasileira, essa ação também é fundamental como processo da construção de uma educação que combata o racismo e valorize as raízes que formaram o Brasil.
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