REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UM COTIDIANO ESCOLAR DECOLONIZADO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.71785Keywords:
cotidianos escolares, decolonização, autonomia, jogo dos privilégiosAbstract
O presente texto busca tecer reflexões sobre a possibilidade de um cotidiano escolar decolonizado. Partindo de Certeau (2011) e seus apontamentos sobre a produção de conhecimento nos cotidianos analisamos as contribuições de suas ideias para os cotidianos escolares com Ferraço, Soares e Alves (2018). Retornando também em como as populações negras reinventaram a sua existência através de táticas cotidianas para nos inspirar em possibilidades de decolonização na escola. Por fim, relatamos a experiência com um jogo de privilégios tecendo críticas a metodologia sob a ótica dos estudos da ciência social em base das ideias dos professores Carneiro (2011), Nascimento (2019) e González (2020).References
ADICHIE, Chimamanda. ―O Perigo da História Única. Vídeo da palestra da escritora nigeriana no evento Tecnology, Entertainment and Design (TED Global 2009).
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Feusp, 2005. (Tese de doutorado)
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
_______. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
DE MORAES, Wallace. La Necrofilia Colonialista Otrocida en Brasil. Revista América Latina en Movimiento, 2020.
FERRAÇO, C.E., SOARES, M.C.S., ALVES, N. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.
FREIRE, P., FAGUNDEZ, A. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1985.
FREYRE, Gilberto. “Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal”. São Paulo: Global, 2006.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização Flávia Rios, Marcia Lima. – 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2020.
MAÇAIRA, Julia; HANDFAS, Anita; CARVALHO, Ana Paula. I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro (2019). Relato de Experiência publicado no site da ABECS. 2019.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Educação e América Latina. Nova Cultura, 2019.
MILLS, Charles W. The racial polity. In. BABBITT, Susan E; CAMPBELL, Sue. Racism and philosophy. New York: Cornell University, 1999.
MUNDURUKU, Daniel. Crônicas indígenas para rir e refletir na escola. São Paulo: Editora moderna, São Paulo. 2020.
NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. São Paulo: Editora Perspectiva, Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.
ROGÉRIO, Radamés de Mesquita; GONÇALVES, Isaias Ribeiro; PINTO, Ana Luiza Marques de Souza; BRESSA, Mariane da Silva. Jogos didáticos no ensino de Sociologia no ensino médio: Relato de uma experiência. Iniciação Científica - CESUMAR, v. 20, p. 5-15, 2018.
SANTOS, Milton. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, 21: 7-14, ago., 1996.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Editora UFMG: Belo Horizonte, 2010.
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros e Educação Infantil: uma contribuição afro-brasileira. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da; BRANDÃO, Ana Paula (org). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.
WOODSON, Carter G. A Deseducação do Negro. São Paulo: Medu Neter, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Interinstitucional Artes de Educar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License