DESENVOLVIMENTO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: COMO COMPREENDEMOS A ARTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.69776Keywords:
Ensino de arte, Leitura de imagem, Experiência estética.Abstract
Como a compreensão do desenvolvimento estético pode contribuir para o ensino de Arte? Os estágios resultantes das teorias do desenvolvimento estético interferem nas experiências proporcionadas pelos mais variados contatos com a arte? É possível universalizar os modos de construção do pensamento estético? Estas são algumas das questões que o presente artigo procura responder, deixando claro que a análise dos relatos das experiências estéticas é mais relevante que o ato de classificar pessoas em “desenvolvidas ou não desenvolvidas esteticamente”. Dialogando com as ideias propostas por Rossi (2009), Parsons (1992), Rodrigues (2008), Couto (2000) e Cruz (2016), entre outros autores, o texto fala da importância do contexto cultural e dos processos de mediação estética para a estimulação da compreensão e desenvolvimento estético, além de apresentar a análise dos relatos de uma atividade de leitura de imagem, realizada com participantes de diferentes idades e níveis de formação, que tinha por objetivo investigar os processos de construção do pensamento estético.
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