MARIA FUX: DEPOIS DA QUEDA… DANÇATERAPIA!
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66653Keywords:
Maria Fux, Propostas de Ensino da Dança, Dança/EducaçãoAbstract
Este escrito se propões construir uma reflexão mais parofundada nos estudos da artista-docente argentina Maria Fux, juntamente com as suas propostas de Ensino da Dança. Desse modo, resenharemos sua obra "Depois da queda... Dançaterapia!" (2005), evidenciando suas principais pensamentos e os friccionando com os discursos atuais. Assim, compreendemos as premissas de Fux como um conhecimento situado, sendo delineado por interesses de um determinado período e espaço. Como resultado, nos viabiliza uma assimilação mais aprofundada acerca do legado de Maria em solo brasileiro.References
AUTORES. Maria Fux e suas propostas para educação formal.
AUTORES. Dança um meio de comunicação: relatos de Maria Fux na década de 1970, no prelo a.
AUTORES. O Ensino de Dança Empirista no Brasil, no prelo b.
hooks, bell. Teoria Feminsta: da margem ao centro. Trad. Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.
FUX, Maria. Dança, experiência de vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.
FUX, Maria.. Depois da queda... Dançaterapia. Trad. Ruth Rejtman. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
LIMA, Deborah Maia. A perspectiva somato-integrativa do ensino de dança de Maria Fux. IX Congresso da Associação Brasileira de Pós-graduação em Artes Cênicas: Poéticas e estéticas decoloniais - Artes Cênicas em campo expandido (Anais). Uberlândia - MG, 2016a. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4646>. Acessado: 02 abr. de 2022.
LIMA, Deborah Maia. María Fux: a Dança como perspectiva de vida. Revista EIXO: Brasília - DF, 2016b. Disponível em: <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/326/201>. Acessado: 02 abr. de 2022.
LIMA, Deborah Maia; RAYMOND, Caroline. Danzaterapia de María Fux: Tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório. Salvador - BA, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/26802>. Acessado: 02 abr. de 2022.
NASCIMENTO, Letícia Carolina P. do. Transfeminismo. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. Repertório: Dança & Dança, Salvador, 2009. Disponível em:
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática e Artes Cênicas: princípios e aplicações. Campinas - SP: Papirus, 2012.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade. 4ª ed, rev,. atual. e ampl. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License