Pedagogia de projetos no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63469Keywords:
Ensino de História, Pedagogia de projetos, História do pão, AlimentaçãoAbstract
Apresenta uma experiência do ensino da História que proporcione aos alunos do ensino fundamental a compreensão do processo histórico a partir da alimentação. O relato do projeto “Seis mil anos de pão” analisa o trabalho realizado por bolsistas, em uma escola “A”, em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Busca-se refletir sobre a pedagogia de projetos aplicada aos estudantes do sexto ao nono ano. Trata-se de uma concepção de ensino e aprendizagem focada no interesse do aluno sobre certas temáticas e estratégias para além do currículo proposto. O resultado foi uma intensa participação nas atividades organizadas, refletindo de forma positiva no aprendizado.References
ABUD, K. M.; SILVA, A. C. de M.; ALVES, R. C. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
DEWEY, J. Vida e educação. Tradução de Anízio Teixeira. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
ESTEBAN, M. T. Pedagogia de projetos: entrelaçando o ensinar, o aprender e o avaliar à democratização do cotidiano escolar. In: SILVA, J. F.; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
JACOB, H. E. Seis mil anos de pão: a civilização humana através de seu principal alimento. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.
LEITE, L. H. A. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n. 8, p. 24-33, mar./abr. 1996.
LE GOFF, J. A história do quotidiano. In. DUBY, G.; ARIÈS, P.; LE GOFF, J.; LADURIE, E. LE R. História e nova história. 2. ed. Lisboa: Teorema, 1989. p.79.
LEITE, L. H. A.; MENDEZ, V. Os projetos de trabalho: um espaço para viver a diversidade e a democracia na escola. Revista de Educação, Porto Alegre, ano 3, n. 4, p. 25-29, jan./jun. 2000.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PAIVA, E. F. História e imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROSSI, V. S.; ZAMBONI, H. (Org.) Quanto tempo o tempo tem. São Paulo: Alinea, 2003.
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
SILVA, L. P.; TAVARES, H. M. Pedagogia de projetos: inovação no campo educacional. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 236-245, 2010.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License