Imprensa de mulheres, imprensa para instruir mulheres: a atuação de Francisca Senhorinha da Motta Diniz no periódico O sexo feminino
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63435Keywords:
educação, mulheres, imprensa, vulgarização científicaAbstract
Este artigo tem como principal objetivo realizar um estudo acerca da atuação da professora e periodista Francisca Senhorinha da Motta Diniz, no sentido de sua agência como estimuladora da educação e instrução para mulheres no século XIX. Neste período, outros espaços, para além do ambiente escolar, se incumbiram da tarefa de propagar a educação e a instrução para diferentes setores da sociedade, entre estes as mulheres. A imprensa foi um destes caminhos pelos quais conhecimentos de distintas áreas do saber puderam ser propagados. No caso estudado, buscamos analisar a seção “Noticiario” do periódico O Sexo Feminino, publicado em Campanha da Princesa (MG) entre 1873-1874, posteriormente no Rio de Janeiro, em 1875 e 1889, buscando compreender as principais ideias e discursos acerca da educação para mulheres.
References
BARBOSA, E. “Em busca de (in)formação: estratégias editoriais femininas na Corte (1852-1855)”. In: BESSONE, Tânia; RIBEIRO, Gladys; GONÇALVES, Monique de Siqueira; MOMESSO, Beatriz (Orgs.). Imprensa, livros e política no oitocentos. São Paulo: Alameda, 2018.
BASTOS, M. Leituras das famílias brasileiras no século XIX: o Jornal das Famílias (1863-1878). Revista Portuguesa de Educação, ano 1, v. 15, n. 002, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2002, p. 169-214.
BENSAUDE-VICENTE, B. Splendeur et décadence de la vulgarisation scientifique. Questions de Communication, Les culture des sciences en Europe, 17, 2010.
BUITONI, D. Imprensa feminina. São Paul: Editora Ática, 1986.
DUARTE, C. Imprensa feminina e feminista no Brasil – século XIX. Dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
GAGLIARDO, V. O papel pedagógico dos jornalistas no Rio de Janeiro oitocentista. Intellèctus, ano XIV, n. 1, 2015, p. 127-141.
_______________. Imprensa e civilização no Rio de Janeiro Oitocentista. 261 f. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2016.
GOMES, A.; HANSEN, P. "Apresentação - Intelectuais, mediação cultural e projetos políticos: uma introdução para a delimitação do objeto de estudo". In: GOMES, Angela de Castro et al.(Orgs.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GUIMARÃES, M. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Caminhos da historiografiav. 1, n. 1, 1988.
HAHNER, J. “Honra e distinção das famílias”. In. PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.
LOPES, G. Modos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862). 165f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
MAIA, C.; SOUTO, B. “Mulheres em Pauta: a imprensa como território de disputas de imagens e direitos femininos”. In: RODRIGUES, Rejane et al. A história na imprensa, a imprensa na história. São Paulo: Paco, 2016.
O Sexo Feminino. A educação da mulher. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 1, 7 de setembro de 1873, p. 1. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/1>. Acesso em: 7 dez. 2020.
O Sexo Feminino. Emancipação da mulher. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 2, 14 de setembro de 1873, p. 1-2. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/5>. Acesso em: 7 dez. 2020.
NOTICIÁRIO. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 2, 14 de setembro de 1873, p. 4. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/8>. Acesso em: 7 de dez. 2020.
NOTICIÁRIO. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 19, 20 de janeiro de 1874, p. 4. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/76>. Acesso em: 13 jan. 2021.
O Sexo Feminino. A mulher no magistério. O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 4, 27 de setembro de 1873, p. 1-2. Disponível online: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/13>. Acesso em: 9 dez. 2020.
O Sexo Feminino. Semanário dedicado aos interesses da mulher, Anno I, n. 11, 15 de novembro de 1873, p. 3-4. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/706868/42>. Acesso em: 11 jan. 2021.
SANINE, P.; CASTANHEIRA, E. Explorando nexos entre a construção social da criança e as práticas de saúde. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, jan.-mar. 2018, p. 199-215.
MOREL, M.; BARROS, M. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PALLARES-BURKE, M. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Cadernos de Pesquisa, n. 104, jul. 1998, p. 144-161.
RODRIGUES, R.. “A educação como projeto político e intelectual pelo jornal Gazeta do Norte em Montes Calros. In: RODRIGUES, R. (Org.). A história na imprensa, a imprensa na história. São Paulo: Paco, 2016.
SÁ, D. A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
VERGARA, M. A Revista Brasileira: a vulgarização científica e a construção da identidade nacional na passagem da Monarquia para a República. Tese (Doutorado em História). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003.
______________. Contexto e conceitos: história da ciência e "vulgarização científica" no Brasil do século XIX. Interciencia, v. 33, n. 5, mayo 2008a, p. 324-330.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License