LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO DAS VOZES E DOS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DESTAS LINGUAGENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55363Keywords:
crianças, protagonismo, criação, leitura e escritaAbstract
Este relato de experiências traz um recorte de propostas vividas no ano de 2019 em uma turma de Educação Infantil com faixa etária entre 5 e 6 anos (Pré-Escola II[i]), na rede municipal do Rio de Janeiro, em um EDI[ii], localizado na Zona Norte, entre as comunidades Jacarezinho e Manguinhos. As narrativas apresentadas aqui como estratégia metodológica, mostram que assim como com outras linguagens, a leitura e a escrita, podem ser, experimentadas em práticas cotidianas, não ficando restritas ao uso do papel. Portanto, a/o professor[iii]a/or com olhar e escuta sensíveis às expressões das crianças pode proporcionar experiências significativas para elas.
References
AMARAL, Heloísa. Na prática a teoria é outra? Na ponta do lápis, III, Nº5, p. 14-15
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Ministério da Educação, 2009
BUENO, Marcelo Cunha. No chão da escola: Por uma infância que voa. Cachoeira Paulista, SP: Editora Passarinho, 2018.
CAVALCANTI, Zélia. Alfabetizando. Práticas cotidianas de leitura e escrita. A
Construção do ambiente alfabetizador. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CORSINO, Patrícia (org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas: SP: Autores associados, 2009
FARIA, Vitória Líbia Barreto de, SALLES, Fátima. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Ática, 2012
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. / Tradução de Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Trabucco Valenzuela- 8ª ed. : São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1989
GUEDES, Adrianne O., BARREIROS, Tereza Cristina. Cartas sobre litura e escrita na Pré-
Escola ou a formação de narradores: uma paixão nas entrelinhas. In: Infância e Educação Infantil. São Paulo: Papirus 2011.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002
LERNER, Delia. É possível ler na escola? In. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002
MORAIS, Artur Gomes de. Práticas de Ensino do SEA: princípios gerais e atividades voltadas a compreender as propriedades do sistema. Reflexões sobre o ensino do Sistema de Escrita Alfabética. In. MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus privados. In: Revista Brasileira de Educação, v.15, nº 44, 2010
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License