INTERSECCIONALIDADE, EDUCAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE: O IMPACTO DE RAÇA E GÊNERO NO PERCURSO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54677Keywords:
Interseccionalidade, Decolonialidade, Mulher Preta.Abstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa, desenvolvida entre os meses de agosto de 2019 e junho de 2020 na cidade de Porto Velho, para verificar os impactos de raça e gênero no percurso acadêmico. Tendo como referência teórica os conceitos de interseccionalidade e decolonialidade, tem por objetivo analisar o quanto os percursos de ascensão das mulheres pretas na academia são influenciados pelas categorias de marcação social raça, gênero e classe. Para tal, as análises foram pautadas a partir das narrativas de uma professora preta, em seu percurso desde os tempos de estudante até a participar como única mulher titulada da fundação da Universidade Federal de Rondônia, ocupar espaços de poder primeiro como professora, depois a função de Chefe de Departamento de Educação de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia, decana do Conselho Superior Universitário. Em consonância a estas narrativas, como resultados destas incursões, verificou-se como as avenidas identitárias revelam quem é atingido por seus movimentos e como as políticas públicas para inclusão do povo preto em espaços de poder se movimenta na academia.
References
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais/ coordenação de Djamila Ribeiro)
AUTORA.XXXXXXXXXXX Ensaios filosóficos. Rio de Janeiro. Dezembro/2019.
bell hooks – O feminismo é para todo mundo. Políticas arrebatadoras. Rosa dos Tempos, 2019.
CAETANO, Márcio. LIMA, Carlos Henrique L. CASTRO, Amanda M. DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES: TEMAS IMPORTANTES À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. In Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 3, p.5-16 jul/set 2019. DOI: 10.5747/ch.2019.v16.n3..
CAETANO, Márcio Rodrigo Vale. TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. JUNIOR, Paulo Melgaço da Silva. Bichas Pretas E Negões: Seus Fazeres Curriculares Em Escolas Das Periferias In Revista Teias v. 20 • n. 59 • out/dez 2019 • outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen, 2019.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina. Candiani. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
LORDE, Audre. Irmã Outsider. Ensaios e conferências. Tradução Stephanie Borges. 1.ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
_____________Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: Pensamentos feministas: conceitos fundamentais. Org. HOLLANDA, Heloisa Buarque. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. (Feminismos Plurais)
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r) existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. – Curitiba, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License