MPB literária: ferramenta pedagógica para introdução aos estudos literários no segundo ciclo de ensino fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54604

Keywords:

Música popular, Literatura, Ensino fundamental

Abstract

Este relato apresenta uma análise sobre a Música Popular Brasileira como ferramenta pedagógica de ensino para a introdução aos estudos literários em turmas do segundo segmento do ensino fundamental. Para discutir tal questão, um projeto foi iniciado em duas turmas de pré-adolescentes de uma escola da rede privada, na cidade de São Gonçalo, no ano de 2011. Tal projeto propunha estimular o conhecimento sobre Literatura a partir de letras de músicas articuladas com outras expressões artísticas como poemas e pinturas. A partir das aulas ministradas e das atividades realizadas pelos alunos foi possível compreender como a música contribui de maneira positiva para o envolvimento e o interesse dos alunos com relação ao conteúdo proposto.

Author Biography

Eneida da Silva Fiori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora de Língua Portuguesa com Licenciatura em Letras Português-Inglês (FFP/UERJ); Especialista em Educação Básica, com ênfase em Gestão Escolar (FFP/UERJ); Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ). 

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Published

2020-09-23

How to Cite

FIORI, Eneida da Silva. MPB literária: ferramenta pedagógica para introdução aos estudos literários no segundo ciclo de ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1180–1194, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54604. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54604. Acesso em: 23 may. 2025.