O ENSINO DO TEATRO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51913Keywords:
Arte, Teatro, BNCC, Códigos Alfanuméricos.Abstract
Neste artigo analisa-se a proposta para o ensino do Teatro apresentada no documento normativo Base Nacional Comum Curricular – BNCC, homologada nos sistemas de ensino do Brasil em maio de 2018. O texto apresenta como as habilidades teatrais, integrante do componente curricular Arte, estão organizadas na etapa escolar do Ensino Fundamental (anos finais) de 6º aos 9º anos, assim como descreve a composição dos códigos alfanuméricos criados para identificar os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento.References
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991.
BRASIL, Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Versão final homologada em 11 de maio de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 06/05/20.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1998.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. Brasília: 1996.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 5692/71. Brasília: 1971.
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino do teatro. 2. ed. Campinas: Papirus, 2003.
MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do. Arte - Ensino Médio 2ª Edição. Curitiba: SEED-PR, 2006 – 336p.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Trad. de Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License