TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: MEMÓRIAS E RELATOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51841Keywords:
TICs. Narrativas. Ensino de Geografia. Prática docenteAbstract
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) fazem parte do cotidiano dos jovens estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, o presente artigo objetiva socializar reflexões acerca de saberes e fazeres de professores de Geografia na busca pela incorporação das TICs como alternativa para o ensino. Para tanto, apoiados na história oral, buscou-se narrativas de professores atuantes na Educação Básica nas redes pública municipal e estadual de ensino no município de Cariacica-ES, dando visibilidade aos saberes e fazeres de profissionais na incorporação das TICs como alternativa de ensino. A pesquisa revela que para além das dificuldades impostas pela realidade social e da escola pública, as TICs apresentam-se como potentes alternativas de ensino e de inclusão social.References
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. ProInfo: Informática e Formação de Professores. vol. 1. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000b
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ANDRADE, R. B.; SACRAMENTO, A. C; SOUZA, M. S. P. S. de. Educopédia: Uma forma de ensinar geografia. Anais da I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf
BOM MEIHY, José Carlos S. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/ SEF, 1998. 156 p.
CARVALHO, Ednéa Nascimento e VLACH, Vânia R. F. Vivenciando a Geografia no Ensino Fundamental: a construção da cidadania. In: IX ENCONTRO DE PRÁTICA DEENSINO DE GEOGRAFIA: Mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de Geografia, 2007, Niterói-RJ. Anais... Niterói-RJ: Universidade Federal Fluminense, 2007. CD-ROM.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral, memória, identidades. In: História oral, memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006
HOWE, N.; STRAUSS, W. Generations. New York: Harper Perennial, 1992.
______. Millennials rising, the next great generation. New York: Vintage.
KENSKI, Vani Moreira. Sobre o conceito de memória. In: FAZENDA, Ivani (org) A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1997,
MORAN. J. M. MASETTO. M. T. BEHRENS. M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas – SP. Papirus, 2000.
MORAN, J. M.. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2009.MORIAS, G.M.S. As tecnologias no contexto escolar: dois quadro e um desafio. Revista Tecnologia educacional, n.149, 2000. p. 38.
NOGUEIRA, Valdir. Educação e cidadania na educação geográfica: os saberesdiscentes e a formação da consciência espacial-cidadã. In: IX ENCONTRO DEPRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: Mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de Geografia, 2007, Niterói-RJ. Anais... Niterói-RJ: Universidade Federal Fluminense, 2007. CD-ROM
PALFREY, John e GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PESSOA, J. D. O ensino de geografia e as tecnologias da informação ecomunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância.Universidade Federal Do Paraná. 2011.
PRADO, M. E. B. B. O uso do computador na formação do professor: um enfoquereflexivo da prática pedagógica. MEC/PROINFO, (Coleção Informática
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 6ª.ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008.para mudança naEducação). Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Vianna.pdf
SERRANO, D. P. (2011): “Geração X, Geração Y, Geração Z”, IFDBlog. Disponível em http://www.ifd.com.br/blog/marketing/geracao-x-geracao-y-geracao-z-%E2%80%A6/. Acesso em 17 de dezembro de 2011.
FONTES ORAIS:
FARIA, S,F. Entrevista oral gravada. [set.2019]. Entrevistador: Thiago Barcelos Pereira. Cariacica- ES, 2019
SANTOS,F,S. Entrevista oral gravada. [set.2019]. Entrevistador: Thiago Barcelos Pereira. Cariacica- ES, 2019
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License