EDUCAÇÃO EM COLETIVO: POSSIBILIDADES DE TRANSBORDAR MUNDOS E REINVENTAR SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45824Keywords:
Educação Infantil, Corpo, Formação, Práticas Antirracistas.Abstract
O presente texto é uma pesquisa narrativa sobre/com o Coletivo de educação que experimenta uma prática educativa entre adultos/as e crianças, na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho reflete sobre os caminhos teóricos-metodológicos e de formação que se constituíram ao longo dessa prática educativa. Debate teorias e referências de uma epistemologia negra com autores/as discutindo educação também a partir da emoção, do corpo, da sensibilidade, do lugar de fala e da experiência. O mergulhar nesta prática permite investigar seus princípios e inspirações, o tempo e as infâncias, as relações entre crianças, adultos/as e ambiente e os processos de formação, problematizando e recriando a prática pedagógica, o envolvimento infantil e o viver em coletivo.
References
BENTO, S. Maria Aparecida. Branqueamento e branquitude no Brasil. In:______ (org). Psicologia social do racismo. Petrópolis: Vozes, 2002. Disponível em: <http://www.media.ceert.org.br/portal-3/pdf/publicacoes/branqueamento-e-branquitude-no-brasil.pdf>. Acesso em abril de 2019.
CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (org). Racismo e Anti-racismo na Educação – repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. 2ª ed. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar, 2001.
EVARISTO, Conceição. Minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra. 2017. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/05/26/Conceição-Evaristo>. Acesso em Maio de 2018.
FERRAÇO, Carlos. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FERREIRA, Luciana.; PRADO, G. V. T.; ARAGÃO, A. M. F.; A formação do professor por suas narrativas: desafios da docência. NuTECCA – IFSP - Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 4, p. 204-227, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir – História da violência nas prisões. 38 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010
GARCIA, Regina Leite. Tentando compreender a complexidade do cotidiano. In: GARCIA, R. L. (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A,2003.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KOHAN, Walter. (org.) Lugares da infância: filosofia. DP&A, 2004.
LEAL, Bernardina. Leituras da infância na poesia de Manoel de Barros. In: KOHAN, W.. Lugares da Infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – Ensaios sobre a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Masschelein. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MIGLIORIN, Cezar. O que é um coletivo? In: André Brasil. (Org.). Teia - 2002/2012. 1ed. Belo Horizonte: Teia, 2012, v. 1, p. 307-316.
NOGUERA, Renato. Entre a linha e a roda: infância e educação das relações étnico-raciais. Revista do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, vol.1, n.15. UNIGRANRIO, 2017.
______. O ensino de Filosofia e a Lei 10639. 1aed. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014.
______. Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 18: maio-out/2012. p. 62-73.
______. Ubuntu como modo de existir: elementos gerais para um ética afroperspectivista. Revista da ABPN, v.3, n.6, nov. 2011- fev 2012.
________. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Revista África e Africanidades, ano 3, n. 11, nov. 2010. Disponível em: <http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2018.
SAMPAIO, Carmen S.; RIBEIRO, Tiago. Pesquisas com os cotidianos e formação docente: artes de fazer com. In: OLIVEIRA, I. B. de; GARCIA, A. (Org.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. 1ed.Rio de Janeiro: DP et Alii; FAPERJ, v. 1, p. 147-158, 2014.
SKLIAR, Carlos. Infâncias da linguagem, infâncias da infância, memórias de infâncias: depois é tarde demais. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v.14, p 245-260, maio-ago. 2018.
TRINDADE Azoilda Loretto da. Valores e Referências Afro-brasileiros. In: BRANDÃO, A. P.; SANTOS, K. (orgs). Saberes e Fazeres: Caderno de Metodologia. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2015.
_______. Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação Infantil. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da (org). Africanidades brasileiras e educação: salto para o futuro. Rio de janeiro: TV escola /MEC, 2013.
________. O Projeto Político Pedagógico na escola: aplicação da Lei 10639/03. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.
________. Educação-Diversidade-Igualdade: num tempo de encanto pelas diferenças. Revista Fórum de Identidades. Ano II, v. 3, n. 3, jan. – jun. 2008 https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1740/1531. Acesso em nov/18.
________. Fragmentos de um discurso sobre afetividade. In: BRANDÃO, A. P. (coord). Saberes e Fazeres, v.1:modos de ver. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License