(EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45306Keywords:
Educação, Estética, Ressonância.Abstract
Ao abordar as dimensões sensoriais e estéticas, este texto destaca experiências e narrativas nas quais é possível explicitar movimentos e relações entre corpo e humanidade. Conhecer histórias e procedimentos de uma negação não deve nos impedir de rememorar seus artifícios mais sutis ou duvidar de suas reelaborações, pelo contrário. Talvez, seja imprescindível suscitar as marcas e os procedimentos de uma negação, que se embaralham e ao se confundir, fazem perpetuar suas impregnações. E talvez seja ainda mais urgente trazer ao jogo algumas táticas e noções que não se rendem à lógica que tenta deter a dinâmica de um corpo em movimento, que se reinventa nas dimensões de seus silêncios, ressonâncias e vibrações, e não cede aos dispositivos de captura de sua humanidade.
References
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CÂNDIDO, Antônio. “O direito à Literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2017.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LARROSA, Jorge. Ensaio e escrita acadêmica. Revista Educação e Realidade, 28 (2):101-115, jul/dez 2003.
_______________. Linguagem e Educação depois de Babel. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática – 8ª edição. – São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License