CORPOS SINGULARES: AUTOBIOGRAFIA, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NO ENSINO DA DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45288Keywords:
Ensino de Dança, Decolonialidade, Educação Somática, Autobiografia, Metodologia.Abstract
No texto, é apresentada a investigação do Grupo de Pesquisa (Es)(Ins)critas do/no Corpo (Corpografias) do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. De março de 2018 a dezembro de 2020, o projeto desenvolve procedimentos para a Dança com a utilização da Autobiografia, Decolonialidade e Educação Somática. Para isso, na metodologia, foram utilizados: leituras de artigos, mapas conceituais com o levantamento de palavras disparadoras para criar os procedimentos que são testados no grupo de pesquisa e em projetos sociais e escolas. Concluiu-se que as práticas promovem discussões sobre pertencimento, interpretação, significação e democracia corporal, permitindo a construção de um sujeito autônomo e crítico, confrontando colonialidades constituídas, o pensamento e o ensino de Arte.
References
ACHINTE, Adolfo Albán. Prácticas creativas de re-existencia basadas en lugar: más allá del arte... el mundo de lo sensible. Ciudade Autónoma de Bueno Aires: Del Signo, 2017.
BALDI, Neila. (Ins)(Es)critas no/do corpo dançante. In: CONGRESSO CONFAEB. Anais..., XXIV, Londrina, 2014.
CHIENÉ, Adéle. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, António. FINGER, Matheus. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus. Natal: Editora da UFRN, 2010. p. 129-141.
CUNHA, Jorge Luiz da. Pesquisas com (auto)biografias: interfaces em tempos de individuação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 95-114.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: PASSEGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 71-94.
ESPINOSA, Yuderkys; GÓMEZ, Diana; LUGONES, María; OCHOA, Karina. Reflexiones pedagógicas en torno al feminismo descolonial. In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivier. Tomo I. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013. p.403-442.
FORTIN, Sylvie. Transformação de práticas de dança. In: PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia. Lições de dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2004.
FORTUNA, Tânia Ramos. Ludobiografia: uma invenção metodológica em pesquisa (auto)biográfica em educação. In: PASSEGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 165-202.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.
GREBLER, Betti. Pina Bausch e Maguy Marin: teatralidade e corporeidade contemporânea. In: XAVIER, Jussara; MEYER, Sandra; TORRES, Vera. Coleção Dança Cênica: Pesquisas em dança, vol. 1. Joinville: Letradágua, 2008.p. 101-107.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito...Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António. FINGER, Matheus. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus. Natal: Editora da UFRN, 2010. p.59-80.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
MARÍN, Pilar Cuevas. Memoria colectiva: Hacia un proyecto decolonial. In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.
MIGNOLO, Walter. VÁSQUEZ, Rolando. Pedagogía y (de)colonialidad.In: WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivier. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017. p.489-508.
MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. In: WOSNIAK, Cristiane. MARINHO, Nirvana (Org.) Seminários de Dança: O avesso do avesso do corpo, educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. 147-161
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de Oliveira. CANDAU, Vera Maria Ferrão Candau Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, abr. 2010, p.15-40.
OLIVEIRA, Valeska Fortes. A escrita como dispositivo na formação de professores. In: : PERES, Lúcia Maria Vaz; ZANELLA, Andrissa Kemel (org). Escritas de autobiografias educativas: o que dizemos e o que elas nos dizem? Curitiba: CRV, 2011.
PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; DELORY-MOMBERGER, Christine. Reabrir o passado, inventar o devir: a inenarrável condição biográfica do ser. In: PASSEGI, Maria da Conceição. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 29-58.
PERES, Bruna Bellinazzi. Desvelando memórias: afetos e autobiografia cênica. Rascunhos,Uberlândia, v. 1 n. 1 p. 76-88, jan.jun. 2014.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). La colonialidade del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latinoamericanas.Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 193-238.
RIBEIRO, António Pinto. Por exemplo a cadeira: ensaio sobre as artes do corpo. Lisboa: Cotovia, 1997.
ROSEVICS, Larissa. Do pós-colonial à decolonialidade. In: CARVALHO, Glauber.
__________ (Org.). Diálogos Internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Perse, 2017.
SILVA, Claudilene. SANTIAGO, Eliete. Pensamento negro e educação intercultural no Brasil. Interterritórios - Revista de Educação, Recife, v.2, n.3, p. 78-100, p. 2016.
STRAZZACAPPA – As técnicas de educação somática In: BOLSANELLO, Débora Pereira (org). Em pleno corpo – educação somática, movimento e saúde. Curitiba: Juruá Psicologia, 2009a.
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática: princípios e possíveis desdobramentos. Repertório – Teatro e Dança, Salvador, ano 12, número 13, p. 48-54, 2009.2.
TERRA, Ana. Saberes sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIAK, Cristiane. MARINHO, Nirvana (Org.) Seminários de Dança: O avesso do avesso do corpo, educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-183.
VIEIRA, Marcílio de Souza. História das ideias do ensino da dança na educação brasileira. Curitiba: Appris, 2019.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 131-152, julio-diciembre 2008.
WOODRUFF, Diane. Treinamento na dança: visões mecanicistas e holísticas. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, n. 2, p. 17-30, fev. 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License