EDUCAÇÃO COMO CORPO-AFECÇÃO: LEITURA E CRIANÇAS EM FABULAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.44452Keywords:
Educação, Corpo, Leitura-corpo, Fabulação, Aula.Abstract
Este artigo parte de um projeto de pesquisa na área de Educação que problematizou momentos de leitura de uma professora com seus alunos, corpos a produzirem fabulações por afecções. Como um corpo físico funciona quando na escuta de obras literárias? Quais efeitos se podem notar nestes corpos? E como a Educação pode ser tratada como um corpo em movimento? Assim problematiza práticas de aula tendo o conceito de “corpo” como afecção, que se deseja em devir, desviando-se de uma forma identitária, fixa a um modelo. Encontrou-se uma educação como corpo constituído na dissipação de forças pelas experimentações de uma professora consigo mesma, com o grupo de alunos e, também com todos os elementos em agenciamento no espaço-tempo em que transcorreram as leituras.
References
ALMEIDA, F. L. Gato que pulava em sapato. 19a ed. São Paulo: Ática, 2008.
ANDERSEN, H. C. A princesa e a ervilha. In:TATAR, M. (org.). Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. (Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
______________. O patinho feio. In: PERRAULT C. et al. (orgs.) Contos de fadas de Perrault, Grimm, Andersen & outros. Apresentação: Ana Maria machado. (Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
BARROS, M. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.
CARPEAUX, O. M. A história concisa da literatura alemã. São Paulo: Faro Editorial, 2013. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/5489407/a-historia-concisa-da-literatura-alema--otto-maria-carpeaux> Acesso em: 08/10/2016.
COELHO, Alberto. Produção de sentido: imagem, arte e mistura de corpos(2015). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/viewFile/53714/34863. Acesso em: 12 jun 2019.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. (Trad. de Peter PálPelbart). São Paulo: Editora 34, 1997.
________. Espinosa filosofia prática. (Trad. de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins). São Paulo, Escuta, 2002.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. (Trad. de Júlio Castañon Guimarães). Rio de Janeiro: Imago,1977.
ERLBRUCH, W. O pato a morte e a tulipa. (Trad. de José Carlos Macedo; ilustração de Wolf Erlbruch). São Paulo: Cosac Naify, 2009.
GRIMM.João e Maria.In: PERRAULT (et al.). Contos de fadas de Perrault, Grimm, Andersen & outros. (Trad. de Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
GRIMM. O Rei sapo. In: Os contos de Grimm. (Trad. de Tatiana Belinsky, ilustração de JanszGrubianski), 4ª ed. São Paulo: Editora Paulus, 1989.
MARINHO, Jorge Miguel. Fabulação: um mundo onde todos sonham(2015).
Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/384/fabular-e-preciso.html. Acesso: 03 mai. 2019.
MEIRELLES, C. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. Disponível em: <http://zezepina.utopia.com.br/poesia/poesia128.html> Acesso em: 14 nov. 2017.
PIMENTEL, Mariana Rodrigues; SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Fabulação:a memória do futuro. Rio de Janeiro, 2010. 152p. Tese de Doutorado - Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade fronteiras com a ética e a cultura. Disponível em: http://www.caosmose.net/suelyrolnik/pdf/sujeticabourdieu.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
ROLNIK, Suely. “Fale com ele” ou como tratar o corpo vibrátil em coma (2003). Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/falecomele.pdf?fbclid=IwAR1bD8C79KW2TH6N7_vXGCbYHGaGrbc9rTDplpozNHFCeIznFwKzFzq0Vks. Acesso em: 04 mai. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ZACHARIAS, Pamela; ZEPPIM, Paola S. Sobre aprender e fabular em educação (2018). Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/56. Acesso: 24 mai. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License