A PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.32081Keywords:
Ensino superior, Formação de Professores, Baixada Fluminense.Abstract
Este artigo analisa o significado social da formação de professores a partir da política de expansão e interiorização do ensino superior implementada à partir do ano de 2003 no Brasil. Para tal, além do levantamento de dados em documentos oficiais federais e institucionais, realizou-se uma pesquisa qualitativa com 39 discentes ingressantes dos primeiros cursos de licenciatura de um Campus Universitário Federal na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro (BR). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado o qual foi explorado com base na análise de conteúdo de Bardin (1979). Os resultados da investigação, entre outros aspectos, evidenciava que a implementação do Campus da Universidade na Baixada Fluminense parece estar contribuindo com a mobilidade social e a redução das desigualdades sociais na região, ainda que de forma lenta.
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