A utopia possível: a paixão enquanto ato político
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.31713Keywords:
Darcy Ribeiro, CIEPs e Rio de JaneiroAbstract
O presente artigo busca identificar as marcas da proposta dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), recuperando, em particular, o cenário político da redemocratização naquele período (1983-1988). No caso em tela, o fio condutor são os aspectos políticos e históricos que dão forma a proposta elaborada e implantada por Darcy Ribeiro r Leonel Brizola. Desta forma, nosso foco recai sobre o processo de construção do pensamento educacional das décadas 1960 a 1980, em meio a suas contradições, intentando identificar rupturas e permanências circulantes no imaginário educacional fluminense. Ao destacar o multifacetado cenário político-cultural que viu surgir o projeto darcyniano, espero haver registrado eixos norteadores que sirvam de campo para futuras pesquisas acerca da genealogia da escola pública fluminense, contribuindo assim, a partir da análise de alguns lugares de memória, com a produção da historiografia da educação brasileira.References
AMORIM, Paulo Henrique, PASSOS, Maria Helena. Plim-Plim: A peleja de Brizola contra a fraude eleitoral. Editora Conrad: Rio de Janeiro, 2004.
BOMENY, H. Salvar pela escola: Programa especial de educação. In: Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 55, 2007, pp. 41-67
RIO DE JANEIRO. Centro de Referência de Educação Pública da cidade do Rio de Janeiro, 2007. Memórias da Educação Pública: depoimentos de secretários de educação vol. I - 2007. RJ
CERTEAU, M. A Escrita da história. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1982.
CHAUI, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 2ª edição. SP: Cortez; Niterói; RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense; Brasília, DF: FLACSO do Brasil, 1995.
DINIZ, Eli. Voto e máquina política: patronagem e clientelismo no Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, SP, 1982.
FARIA, Ângela Beatriz de Carvalho. Dos mitos: o tríptico dos barcos e a antiutopia. In: Anais do Congresso Canônes e Contextos. UFRJ/ABRALIC . Vol.3. Rio de Janeiro, RJ, 1998.
FARIA, L. C. M.; LOBO, Yolanda Lima (Org.). Vozes femininas no Império e na República. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2008. v. 01. 260 p.
FARIA, L. C. M.; SOUZA, Silvio Claudio (Org.). Ecos e Memórias de Escola Fluminense. 01. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2008. v. 01. 220 p.
FARIA, L. CIEP: A Utopia Possível. São Paulo: Livros Tatu, 1991.
GRAMSCI, Antônio – A formação dos Intelectuais – Problemas Culturais, em Obras Escolhidas. São Paulo, Martins Fontes, 1978.
IMPREENSA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – Fala do professor. Governo Leonel Brizola. Programa Especial de Educação. Rio de Janeiro, 1985.
MARTINS, Luciano. A geração AI-5: um ensaio sobre autoritarismo e alienação. In: ARAÚJO, Braz J. de (org.), Ensaios de Opinião - vol. II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MIGNOT, A. C. V. Monumento à Educação: escola pública de tempo integral. Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p.203-218, maio/dez.2004.
MOTTA, M. Rio de Janeiro: de cidade capital a Estado da Guanabara. FGV/ALERJ/RJ, 2001.
NORA, Pierre. O retorno do fato. In: História novos problemas. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1979.
QUADROS, Claudemir de. As Brizoletas cobrindo o Rio Grande: a educação pública no Rio Grande do Sul durante o governo de Leonel de moura Brizola (1959-1963).Santa Maria: Ed. UFSM, 2003.
RIBEIRO, 1986. (Ribeiro, Darcy. O Livro preto dos CIEPs. RJ: Bloch Editores S.A, 1986.
RIO DE JANEIRO, Secretaria Estadual de Educação e Cultura – Laboratório de Currículos. Reformulação de Currículos: Iniciação Escolar e Alfabetização. Rio de Janeiro, FENAME, 1981, 2ª edição.
XAVIER, Libânia Nacif. Inovações e (Des) Continuidades na Política Educacional Fluminense In: FREIRE, Américo, SARMENTO, Carlos Eduardo e MOTTA, Marly Silva (org). Um Estado em Questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. FGV/ALERJ/FGV, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License