O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FORMAS DE PERCEBER O SURDO E A LÍNGUA DE SINAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.30063Keywords:
língua brasileira de sinais, surdo, percepção, formação de professoresAbstract
Este estudo objetiva analisar formas de graduandos em pedagogia e geografia perceberem o surdo e a Libras. Especificamente pretende-se: apresentar percepções dos alunos de licenciatura sobre surdos e Libras antes de cursarem a disciplina Libras; apresentar as percepções depois da disciplina; e analisar mudança das percepções acerca dos surdos e da Libras. Como metodologia utiliza-se estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 10 sujeitos, 4 antes da disciplina e 6 depois da disciplina. Conclui-se: antes da disciplina percepções clínico terapêuticas da surdez (surdo como deficiente, anormal e inferior) e Libras uma linguagem; após a disciplina percepções sócio antropológicas (surdo como diferente) e Libras língua legítima surdos brasileiros.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em 10 jul 2017.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica de Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. V. 2. N. 1 (3). jan/jul. 2005, p. 68-80.
GESSER, Audrei, LIBRAS: que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial. 2009.
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia de pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum. 2010.
LOPES, Maura Corcini (org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Unisinos, 2012.
LUNARDI, Márcia Lise. Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar. Revista Educação Especial. Nº 26. 2005. p. 117-130. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406/2579>. Acesso em 20 jun 2017.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
OLIVEIRA, Amanda Melissa Bariano de. As barreiras e as oportunidades de inclusão do surdo no ensino regular. II Simposio Nacional de Educação. XXI Semana de Pedagogia: Infância, Sociedade e Educação. Campus de Cascavel, Out 2010. Disponível em <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/anais/trabalhos/15.pdf>. Acesso em 21 jun 2017.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares da. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth. Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011. p. 161-179.
PERLIN, Gladis. História dos surdos. Florianópolis: UDESC/CEAD, 2002.
SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus. 2007.
SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação,1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License