SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O PIBID: BRINCANDO, PENSANDO E CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25701Keywords:
Práticas educativas críticas, Mediação didática, Sociologia no Ensino Médio, Autonomia, PIBID.Abstract
O artigo tece reflexões sobre práticas educativas críticas no ensino de Sociologia no âmbito do PIBID. Conceitos como mediação didática e autonomia à luz dos aportes de Freire, Arroyo, Verhaege, Wolfs, Simon, Compère, Schwartz e Almeida serviram para captar as vivências realizadas na escola, bem como elabora-las conceitualmente. O uso de jogos didáticos e as vivências na semana da Consciência Negra representam os exemplos concretos das práticas educativas que criaram centros de interesse e chaves de leitura essenciais ao processo de transposição didática como prática epistemológica. Além disso, essas atividades assinalam a relevância do PIBID como campo concreto para elaborar novos dispositivos de aprendizagem e outras práticas educativas relevantes no ensino da Sociologia.
References
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Transposição didática. Por onde começar? São Paulo: Cortez, 2007.
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos. Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanista. Petrópolis: Vozes, 1986.
CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de (Organizador). Sociologia e Ensino em Debate. Experiências e Discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora Ijuí, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Organizador). Ensino de Sociologia. Desafios teóricos e pedagógicos para as Ciências Sociais. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2013.
SCHWARTZ, Gilson. Brinco, logo aprendo. Educação, videogames e moralidades pós-modernas. São Paulo: Paulus, 2014.
VERHAEGHE, Jean-Claude et alli. Praticar a Epistemologia. Um manual de iniciação para professores e formadores. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License