MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO TIPO SUJEITO E DO TIPO INTENSIDADE: MOVIMENTOS COTIDIANOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25693Keywords:
Estágio, Educação Infantil, SubjetivaçãoAbstract
Professoras. Estagiárias. Crianças. Como nos tornamos o que somos? Ou, o que estamos fazendo de nós mesmos e dos outros que estão aos nossos cuidados? Analisar essas questões é o que nos movimenta neste texto. Analisá-las não apenas no sentido de problematizar “o” sujeito professora, ou “o” sujeito estagiária, ou “o” sujeito criança, em suas identidades ou identificações, criando-lhes uma pretensa verdade. Analisar essas questões no sentido de interpelar alguns processos de subjetivação que constituem os sujeitos ou seus modos de existência e pensar uma nova forma de subjetividade, que recuse a individualidade, que seja singular, que potencialize a vida. Esse é nosso propósito neste texto. Como faremos isso? Narrando acontecimentos cotidianos que movimentam espaçostempos de instituições de Educação Infantil e constituem, ora sujeitos, ora intensidades. Esses acontecimentos foram percebidos a partir de práticas da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Universitário de Cáceres.
References
BARROS, Manoel. Memórias Inventadas: a Infância. São Paulo: Planeta, 2003.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo Milênio: lições americanas. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de janeiro, Graal: 1988.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro, Ed. 34: 1992.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
GUATTARI, Félix & ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
FOUCAULT, Michel. Dois ensaios sobre o poder. In: Michel Foucault: Un Parcours Philosophique (Dreyfus, Hubert e Rabinow Paul), Paris. Ed Gallimard (tradução Lília Vale e Sílvia Aguiar, UFF, 1989, mimeo).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License