UMA VOZ A ECOAR: A LEITURA SOBRE A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25511Palabras clave:
Formação de Professores, Educação Patrimonial, Memória, Leitura da Cidade.Resumen
Este artigo traz ao diálogo a relação entre a formação de professores e a leitura sobre a cidade. O texto apresenta a minha própria formação e experiência docente e a relação com o Curso de Extensão (A) “gente do patrimônio”: oficinas de alfabetização patrimonial e formação de professores de São Gonçalo, proporcionado pelo Grupo de Pesquisa Vozes da Educação, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), ocorrido no ano de 2006. Além disso, abordamos sobre as possibilidades de ler o local, a cidade e construir outras possibilidades pedagógicas que visem à educação para a cidade, o exercício da cidadania e a escola como um ambiente privilegiado de circularidade de saberes.
Citas
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez. Coleção questões de nossa época, 2010.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BARROS, Armando Martins de. Breves notas ao ensino de História da Educação. RJ: E-papers, 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia da cidade: a produção do espaço urbano de Goiânia. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Coleção Magistério – Formação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Espaços públicos: um modo de ser do espaço, um modo de ser no espaço. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Morais, 1991.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1990.
MOTTA, Lia. As cidades: sua valorização e proteção como documentos. In: Cadernos de ensaios Memória e Educação. Rio de Janeiro: IPHAN, Paço Imperial, 2008.
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; ARAÚJO, Mairce da Silva; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Caderno d@ Professor@ Alfabetizador@: Oficinas de alfabetização patrimonial e formação de professores. Rio de Janeiro: H. P. Comunicação, 2006.
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; ARAÚJO, Mairce da Silva; TAVARES, Maria Tereza Goudard (Orgs.). Memórias e Patrimônios: experiências em formação de professores. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
PESAVENTO, S. J. A cidade maldita. In: SOUZA, C. F.; PESAVENTO, S. J. (Orgs.) Imagens urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário urbano. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional