UMA VOZ A ECOAR: A LEITURA SOBRE A CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25511Keywords:
Formação de Professores, Educação Patrimonial, Memória, Leitura da Cidade.Abstract
Este artigo traz ao diálogo a relação entre a formação de professores e a leitura sobre a cidade. O texto apresenta a minha própria formação e experiência docente e a relação com o Curso de Extensão (A) “gente do patrimônio”: oficinas de alfabetização patrimonial e formação de professores de São Gonçalo, proporcionado pelo Grupo de Pesquisa Vozes da Educação, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), ocorrido no ano de 2006. Além disso, abordamos sobre as possibilidades de ler o local, a cidade e construir outras possibilidades pedagógicas que visem à educação para a cidade, o exercício da cidadania e a escola como um ambiente privilegiado de circularidade de saberes.
References
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez. Coleção questões de nossa época, 2010.
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BARROS, Armando Martins de. Breves notas ao ensino de História da Educação. RJ: E-papers, 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia da cidade: a produção do espaço urbano de Goiânia. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Coleção Magistério – Formação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. Espaços públicos: um modo de ser do espaço, um modo de ser no espaço. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Morais, 1991.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1990.
MOTTA, Lia. As cidades: sua valorização e proteção como documentos. In: Cadernos de ensaios Memória e Educação. Rio de Janeiro: IPHAN, Paço Imperial, 2008.
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; ARAÚJO, Mairce da Silva; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Caderno d@ Professor@ Alfabetizador@: Oficinas de alfabetização patrimonial e formação de professores. Rio de Janeiro: H. P. Comunicação, 2006.
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal; ARAÚJO, Mairce da Silva; TAVARES, Maria Tereza Goudard (Orgs.). Memórias e Patrimônios: experiências em formação de professores. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
PESAVENTO, S. J. A cidade maldita. In: SOUZA, C. F.; PESAVENTO, S. J. (Orgs.) Imagens urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário urbano. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License