POR QUE PRECISAMOS MULTIPLICAR INICIATIVAS DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORXS? RESENHA DE “… CURRÍCULOS EM REDES”, ORGANIZADO POR CARLOS EDUARDO FERRAÇO, PARA OS LEITORES DA RIAE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.24882Keywords:
Currículo em Redes, Ferraço, CotidianosAbstract
DOI: 10.12957/riae.2016.24882References
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano na escola nas lógicas das redes cotidiana. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa no/do cotidiano das escolas, sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
EZPELETA, J.; ROCWELL, E. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1989.
FERRAÇO; C. E.; SÜSSEKIND; M. L. Apresentação. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). …currículos em rede. Curitiba: CRV, 2016.
MARCUS, G. Ethnography through Thick & Thin. New Jersey: Princeton University Press, 1998.
MARCUS, G. O intercâmbio entre arte e antropologia: como a pesquisa de campo em artes cênicas pode informar a reinvenção da pesquisa de campo em antropologia. Revista de Antropologia, v. 47, n.1, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, I. B. Aprendendo nos/dos/com os cotidianos a ver/ler/ouvir/sentir o mundo. Educ. Soc. [online]. v.28, n.98, pp. 47-72, 2007.
PINAR, W. What is Curriculum Theory. Second Edition, NY: Routledge, 2012.
SANTOS, B. S. (Org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
SKLIAR, Carlos (Org.). Derrida & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SÜSSEKIND, M.L. O ineditismo dos estudos nosdoscom os cotidianos: currículos e formação de professores, relatos e conversas em uma escola pública no Rio de Janeiro, Brasil. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 9, n. 2, p.1-21, ago. 2012.
SÜSSEKIND, M. L. As artes de pesquisar nosdoscom os cotidianos. In: OLIVEIRA, I. B.; GARCIA, A.. (Org.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. 1ed.Rio de Janeiro: De Petrus/Faperj, v.1, 2014a. p.101-118.
SÜSSEKIND; M. L.. As (im)possibilidades de uma Base Comum Nacional. Revista E-curriculum, São Paulo, v.12, n.03, p.1512-1529, out./dez.2014b. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21667/15917> Acesso em: 28 jul. 2016.
SÜSSEKIND; M. L. .. Quem é William F. Pinar? Petrópolis: DPetAlii, 2014c.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License