A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, CAMINHO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14378Keywords:
Literatura Afro-brasileira, Literatura Africana, Cultura, Orgulho.Abstract
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões sobre o ensino da literatura afro-brasileira e africana dentro da disciplina de língua portuguesa com alunos do ensino médio, e tem como suporte metodológico o método recepcional de Bondini e Aguiar (1993) e as sequencias expandidas de Cosson (2006). O objetivo é o desenvolvimento da leitura reflexiva de textos literários. Por meio do contraponto entre as leituras realizadas e a experiência cotidiana dos alunos, buscou-se desconstruir conceitos e pré-conceitos estabelecidos a respeito da etnia negra na sociedade brasileira. O encaminhamento dos estudos apresenta-se voltado para a intertextualidade e a contextualização, entendendo o texto literário como objeto de significação dentro de uma perspectiva histórico-crítica.
References
ABDALA Jr., B. A literatura, a diferença e a condição intelectual. Revista Brasileira de Literatura Comparada, nº8, p19-39, 2006.
ADICHIE. C. O perigo de uma única história. Disponível em: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html. Acesso em: 09/04/2013
ASSIS, Machado de. Conto de Escola, disponível em: Acervo Digital da ...
BAKHTIN, M. V. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Apud PARANÁ, Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, 2009.
BORDINI, M. da G.; AGUIAR, V. T. de. Método Recepcional. In: Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CÂNDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo: v.4, n.9, p.803-809. Set. 1972. Apud PARANÁ, Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, p. 57, 2008.
CANDIERO, Zelador Cultural. Revista Curitiba Afro. Curitiba. Paraná. Novembro p 20 e 21, 2013.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; NOVERRAZ, M. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Rojo, R. Campinas: Mercado das Letras, 2004
DUARTE, Eduardo Assis, (Coord.) Literatura Afro-Brasileira. 100 autores do século XVIII ao XXI. Ed Pallas. 1ª ed. 2013.
DUARTE, Eduardo Assis, (Coord.) Literatura Afro-Brasileira. Abordagens na sala de aula. Ed Pallas. 1ª ed. 2013.
GEMAA - Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa. (2011) "Ações afirmativas". Disponível em: http://gemaa.iesp.uerj.br/index.php?option =com_k2&view=item&layout=item&id=1&Itemid=217
HONWANA, Luís Bernardo. Nós matámos o cão tinhoso (1964). disponível em: jardimdasnacoes.com.br/.../NÓS-MATÁMOS-O-CÃO-TINHOSO.doc
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994. Apud PARANÁ, Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED, p. 58, 2008.
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Ualalapi. Moçambique: Caminho, 1990.
MATSUDA, A. A., HADDAD, E. Proposta de sequências didática e letramento literário. In: COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.
ORIRERÊ, Prêmio. Cabeças Iluminadas. Projetos de aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Centro Cultural Humaitá. Curitiba. Paraná. 2013.
PEIRCE. C. S. Semiótica: Estudos. São Paulo: Perspectiva, s/d.
PRAZERES, Heitor dos. Título: Carnaval nos arcos. Técnica: óleo sobre tela. Ano:1961.www.catalogodasartes.com.br/Avaliacoes2.asp?Pesquisar=1...5
SANTOS, R. O. Uma reflexão sobre o desenvolvimento de posturas positivas em relação à etnia negra nas salas de aula, através da Literatura afro brasileira e africana. SEED.PR. PDE 2013.
TRINDADE, S. História de vida. Disponível em: http://www.quilombhoje.com.br/solano/solano trindade.htm
VAZ, Sérgio. Magia Negra http://educação-etnicorracial.blogsport.com.br/ Apud informativohumaita.wordpress.com. Novembro, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
XITU, UANHENGA. Bola com Feitiço. Contos. Biblioteca Editores Independentes, Edições Cotovia, Ltda. 2008.
ZUBEN, N. A. Sala de Aula: Da angústia de labirinto à fundação da liberdade. In MORAIS, R. de (Org.). Sala de Aula. Que espaço é esse? 10ª ed. Campinas: Papirus, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License