HETEROTOPIAS DO CUIDADO: ESPAÇOS OUTROS PARA A INFÂNCIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70209Keywords:
infância, cuidado, cartografia, heterotopias.Abstract
Este texto constitui-se como uma narrativa reflexiva de experimentações ético-estético-afetivas. Escrevemos a partir de uma experiência implicada com a produção de inteligibilidades sobre práticas de cuidado da infância em uma comunidade escolar. A cartografia, que reivindica a inseparabilidade entre fazer e conhecer, constitui-se como o dispositivo metodológico por nós eleito para a realização desta pesquisa-intervenção-experimentação. O Núcleo de Estudos e Acolhimento às Questões Escolares - NEAQUE foi o nosso ponto de partida, é o lugar desde onde ocupamo-nos com a tarefa de descolonização psicopedagógica das infâncias. Neste núcleo investimos no engendramento de heterotopias desnormatizadoras de ações voltadas para a educação e o cuidado das crianças nas instituições educacionais, na clínica e na comunidade. Nesta escrita cartográfica, subscrevemos que a escola tomada como território de disputas maniqueístas, produz apenas vida ou morte. Mas, para além do bem e do mal, como território ético-estético-político-afetivo, pode produzir micro-revoluções: heterotopias de uma infância bela, acontecimentalização da existência.
References
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 151-172
DAL MOLIN, Fábio. Rizomas e fluxos molares e moleculares da máquina-escola: confissões de um cartógrafo. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 2, p. 303-311, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v23n2/a11v23n2.pdf. Acesso em: 30 ago. 2019.
DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990) / Gilles Deleuze; tradução de Peter Pál Pelbart. - São Paulo: Ed. 34, 1992 (7º Reimpressões), 2º Edição - 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. I. São Paulo: Editora 34, 1995.
______________________________. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. IV. São Paulo; Editora 34, 1997.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.
_________________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2002.
_________________. Ditos e escritos. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, v. V (Ética, sexualidade, política), 2004.
_________________. Outros espaços. In: ______. Estética: literatura e pintura, música e cinema (Ditos e escritos III). 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 411-422.
_________________. Hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982) / Michel Foucault; edição estabelecida sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana, por Frédéric Gros; Tradução Márcio Alves da Fonseca, Salma annus Muchail. 3 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
HERNÁNDEZ, Jimena de Garay; GUILHON, Flavio Lopes. A movimentação das palavras: devir-construção no feminino da escrita. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 31, n. 1, p. 43-50, 2019. Disponível em: http://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5556/16385. Acesso em: 30 ago. 2019.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MOURA, Carla Borin; HERNANDEZ, Adriane. Cartografia como método de pesquisa em arte. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, 17, 2012, Pelotas. Anais… Pelotas: UFPel. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/viewFile/1694/1574. Acesso em: 28 set. 2019.
NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A Queiroz, 1996.
_______________________. Para uma Crítica da Razão Psicométrica. Psicologia USP, São Paulo , v. 8, n. 1, p. 47-62, 1997 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 ago. 2019.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 17-31.
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia & Sociedade, v. 21, n.2, p. 166-173, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v21n2/v21n2a03.pdf. Acesso em: 30 ago 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License