CRESPOGOGIA, PRÁTICAS DE RE-EXISTÊNCIAS: Experiências curriculantes com crianças negras dentro dos espaços escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66838Palavras-chave:
Crianças negras. Crespogogia. Narrativa visual. Educação antirracista.Resumo
As perspectivas investigativas neste artigo sobre os fazeres e saberes que transitam entre as práticas de ensino e aprendizagem buscam socializar experiências curriculares antirracistas. Apresenta-se uma proposta de uma pedagogia outra, nascida no chão da escola, a partir de proposições metodológicas de docentes que entendem a necessidade da educação para as relações étnico-raciais. Usaremos as narrativas visuais que constam em fotografias de práticas escolares que pensam os territórios periféricos e os corpos, as marcas e os atravessamentos do corpo docente e discente, formado por uma maioria de pessoas negras, e que reconhecem as necessidades de considerar as discussões de gênero, sexualidade, raça, classe, entre outros eixos de subordinação social. Os principais autores que nos ajudam a pensar a pedagogia outra que relatamos neste trabalho são Crenshaw (1998, 2002), Collins (2001, 2016), Collins e Bilge (2021), Akotirene (2019), Sueli Carneiro (2011), Luiza Bairros (1995), Lélia Gonzalez (1988), Beatriz Nascimento (1989) e Jurema Werneck (2005).
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