SABERES DO QUILOMBO: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM ESTUDANTES EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO BAIXO SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66749Keywords:
Quilombo do Jatimane, Colonialidade do saber, Descolonização curricular, Prática educativa.Abstract
Este artigo tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas com os estudantes do ensino fundamental II (6º, 7º e 8º ano), decorrente da visita de campo a comunidade quilombola do Jatimane localizada no Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia. O objetivo da aula consistiu em conhecer a história, a memória e os saberes do quilombo, as práticas culturais, aspectos da culinária, as manifestações religiosas, econômicas e a relação da comunidade com o meio ambiente. Metodologicamente, a atividade ocorreu em três momentos, o primeiro; consistiu numa roda de conversa sobre os aspectos históricos dos quilombos no Brasil, o segundo momento; referiu-se a visita de campo a comunidade quilombola, o terceiro momento; objetivou discutir a vivências pós-visita ao quilombo, por meio do seminário temático “História, cultura e memória da comunidade quilombola do Jatimane”. Destarte, o texto apresenta reflexões acerca da colonização e resistência indígena-negra no Baixo Sul, também, se propõe a discutir os impactos da colonialidade do saber na educação brasileira e seus atravessamentos nos currículos e nas práticas educativas. Em contrapartida, acentuamos a descolonização curricular e das práticas teórico-didático-metodológica como caminho outro de superação das ausências epistemológicas e dos saberes subalternos suprimidos pela colonialidade e seus mecanismos de controle. Deste modo, a atividade desenvolvida junto ao quilombo do Jatimane, possibilitou outros olhares aos estudantes, no reconhecimento do território quilombola como espaço de produção de saberes, da história, cultura e identidade do povo negro.
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