Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: Incidências na escola pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54579Keywords:
Neoliberalismo, Escola pública, Subjetividades, Precarização, FoucaultAbstract
O artigo investiga como o neoliberalismo é uma arte contemporânea de produzir e de governar subjetividades precárias. A hipótese é a de que a arte de governar neoliberal, ao compor o que Foucault denominou de dispositivo de segurança, atua diretamente precarizando a escola pública. O intuito dessa ação é o de fazer da potência subjetiva matéria de adaptação para a precarização. Logo, a escola pública precarizada funcionaria como instituição que adéqua seus sujeitos às demandas neoliberais precarizadoras. O artigo usa dados econômicos para poder comprovar tal perspectiva. Ao cabo, o artigo defende ser urgente a escola pública recobrar a função de educar contra a precarização, afirmando-se como espaço público, laico e gratuito de formação para a denúncia e a resistência à arte de governo neoliberal.
References
ALLIEZ, Éric; LAZZATO, Maurizio. Wars and capitalism. South Pasadena: Semiotext(e), 2016.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BECKER, Gary S. Human Capital. A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. Chicago & London: The University of Chicago Press, 1984.
BERARDI, Franco. A fábrica da infelicidade. Trabalho cognitivo e crise da new economy. Porto Alegre: DP&A, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação. Destaques do Education at a glance 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática na Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.
BUTLER, Judith. Vida Precária. Os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a função-educador. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio Donizete de Oliveira. Lutas democráticas contra o Urstaat: o que pode fazer a educação? In. Revista ETD. Luto é Verbo. Educação e Democracia. v. 21, n. 3, 2019.
DIEESE. Desafios da Educação Brasileira: comentários sobre os indicadores da publicação Education at a Glance 2019. São Paulo, 2019, nov. 2019 a. (Nota técnica 217). Disponível em: < https://www.dieese.org.br/notatecnica/2019/notaTec217educacao.html>. Acesso em 28 abr. 2020.
DIEESE. A importância da política de valorização do salário mínimo e a urgência de renová-la. São Paulo, 2019, nov. 2019 b. (Nota técnica 205). Disponível em: < https://www.dieese.org.br/notatecnica/2019/notaTec205SalarioMinimo.html>. Acesso em 25 abr. 2020.
FÁVERO, Bruno. O que é fato no que disse o ministro da Educação em audiência na Câmara. In. aosfatos.org. 17 mai. 2019. Disponível em: < https://aosfatos.org/noticias/o-que-e-fato-no-que-disse-o-ministro-da-educacao-em-audiencia-na-camara/> Acesso em: 26 abr. 2020.
FOUCAULT, Michel. A vontade de saber. História da sexualidade I. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. Naissance da la biopolithique. Paris: Gallimard/Seuil, 2004 a.
FOUCAULT, Michel. Securité, Territoire, Population. Paris: Gallimar/Seuil, 2004 b.
FRIEDMAN, Milton. The Role of Government in Education. In. SOLO, Robert A. Economics and the Public Interest, Trustees of Rutgers College in New Jersey, 1955.
HOSANG, Daniel M.; LOWDNS, Joseph E. Producers, parasites, patriotes. Race and the new right-wing politics of precarity. London/Minneapolis: University of Minnesota Press, 2019.
HU, Zöe. A New Age of Destructive Austerity After the Coronavirus. In. The New Republican. Abr. 23 mai. 2020. Disponível em: < https://newrepublic.com/article/157417/new-age-destructive-austerity-coronavirus>. Consulta em: 23 mai. 2020.
JOHSUA, Samuel. L’école entre crise e refondation. Paris: La Dispute, 2000.
KINZER, Stephen. Overthrow. America’s century of regime change. From Hawaii to Iraq. New York: Times Book, 2006.
KLEIN, Naomi. The shock doctrine. The rise of disaster capitalism. New York: Picador, 2007.
LAVAL, Crhistian. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019,
LAZZARATO, Maurizio. Gouverner par la dette. Paris: Les Prairies Ordinaires, 2014.
LAZZARATO, Maurizio. Fascismo ou revolução? O neoliberalismo em chave estratégica. São Paulo: N-1, 2019.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
MARTINS, Cristiano Zanin; MARTINS, Valeska. Lawfare: uma introdução. São Paulo: ContraCorrente, 2019.
MAYER, Jane. Dark Money. The hidden history of the billionaires behind the rise of the radical right. New York: Anchor Book, 2017.
MELAMED, Jodi. The Spirit of Neoliberalism: From racial liberalism to Neoliberal multiculturalismo. Social Text 89, Vol. 24, No. 4, 2006, Winter. Disponível em: https://analepsis.files.wordpress.com/2017/01/neolibmulticulti.pdf
OECD. PISA. Preparing our youth for an inclusive and sustainable world. The OECD PISA global competence framework. Organization for Economic Co-operation and development - OECD: 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/Handbook-PISA-2018-Global-Competence.pdf
RITZER, George. The Macdonaldization thesis. London/New Delhi: SAGE Publications, 2000.
ROSE, NIKOLAS. Inventando nossos selfs. Psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2011.
SCHULTZ, Theodore W. Investiment in humain capital. In. The American Economic Review. V. LI, N. 1, 1961.
STANDING, Guy. O precariado. A nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, 2017.
STEGER, Manfred; RAVI Roy. Neoliberalism: a very short introduction. New York: Oxford, 2010.
VON MISES, Ludwig. Ação humana – um tratado de economia. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010. Versão e-book. https://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=44
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License