SOBRE ARTESANIA E CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS: QUANDO TUDO FOGE A NORMA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29534Keywords:
cotidiano escolar, currículos praticados, conversas, narrativasAbstract
A proposta deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de doutorado, que entende que, por meio de conversas, podemos aprender a compreender o cotidiano pesquisado. As ações investigativas são desenvolvidas na perspectiva das pesquisas no/do/com o cotidiano, lançando mão de conversas com um grupo de professoras, com as quais são buscados as diferentes formas de percebersentir as realidades sociais a partir de sua complexidade e dos inúmeros (des)encontros entre o falado, o percebido e o praticado. O recorte aqui realizado diz respeito à relação daquilo que as professoras fazem em seus cotidianos, ou seja, seus modos de fazer, e as propostas que as orientam, incluindo os materiais didáticos que recebem. Assim, ao compreender as bricolagens praticadas nos cotidianos das escolas, podemos perceber como os processos de criação curricular trazem à tona o uso das regras e produtos que foram dados para consumo das professoras inscritas como autoras, como criadoras de currículos pensadospraticados nas relações politicopráticas que tecem e atuam cotidianamente nos seus espaçostempos.
References
ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de.(orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes e saberes. Petrópolis: DPetAlli, 2008, p. 39-48.
ARROYO, Miguel. Currículo, territórios em disputa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BALL, Stephen J. Diretrizes politicas globais e relações politicas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, V.1, n. 2, p. 99-116, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Ensaio de uma metodologia efêmera ou sobre as várias maneiras de se sentir e inventar o cotidiano escolar. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008, p. 101-117.
GONÇALVES, Rafael Marques. Currículos pensadospraticados no cotidiano escolar: negociações e tessituras. 77 f. Qualificação (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do rio de Janeiro, 2016.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
______.; SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS, Boaventura de Souza. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004.
_____. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São
Paulo: Cortez, 2008.
______. Um Ocidente não-ocidentalista? A filosofia à venda, a douta ignorância
e a aposta de Pascal. In.: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria
Paulo. (orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 519-562.
PAIS, José Machado. Vida cotidiana. São Paulo: Cortez, 2003.
SENNET, Richard. O artífice. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012a.
______. Juntos: os rituais, os prazeres e política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012b.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License